Educação musical é tema de ciclo de palestras


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com o Instituto de Linguagens (IL) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizará um Ciclo de Palestras voltado para alunos do curso de Licenciatura em Música, e professores da Educação Básica da rede pública.

O ciclo acontecerá com dois encontros semanais (segunda-feira e sábado) entre os dias 23 de maio e 20 de junho deste ano, no auditório do IL. As atividades têm como objetivo promover a melhoria na atuação dos professores que trabalham com música nas escolas, bem como do curso de graduação da UFMT. Para isso, as palestras terão como enfoque a prática pedagógica de reflexão e ação.

Temáticas

De acordo com informações da Seduc e do IL a temática dos encontros estará “centrada nas ações e reflexões que envolvem o professor de música visando à efetivação de uma educação musical nas escolas. As palestras também permitirão aos profissionais e estudantes atuantes nesse campo a oportunidade de debater, refletir e avaliar seus trabalhos garantindo, com isso, a qualidade da formação em educação musical para Mato Grosso”.

Dúvidas e ficha de inscrição devem ser encaminhadas para o endereço eletrônico tais.palhares@terra.com.br

 VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT



Ler mais

(chamada) Encontro Nacional de Compositores Universitários 2011



Prezados compositores e intérpretes.

É com orgulho que anunciamos a chamada de peças do IX Encontro Nacional de Compositores Universitário. Neste ano o evento ocorrerá em Porto Alegre, nos dias 10, 11, 12, 13, 14 e 15 de outubro.

As informações sobre inscrição estão disponíveis no nosso blog http://encun2011.blogspot.com/. Inscrições serão aceitas somente pelo e-mail inscricao.encun2011@gmail.com.
Dúvidas serão esclarecidas no encunpoa2011@gmail.com.

O prazo de inscrição final para a chamada de peças será o dia 24 de junho de 2011.
As inscrições para oficinas e mini-cursos, assim como para instalações sonoras e intervenções serão realizadas posteriormente. Nos próximos dias estaremos disponibilizando os editais para isto.

Pedimos que divulguem esta chamada de peças para seus contatos.

Atenciosamente.
Comissão Organizadora do IX ENCUn – Porto Alegre.


-------------------------------------------------------------------------------------
Comissão Organizadora do IX ENCUn – Porto Alegre/RS – 2011

Organização Geral: Alexandre Fritzen da Rocha
Comissão Administrativa: Lauro Pecktor e Maria Eduarda Mendes Martins
Comissão de Comunicação: Felipe Faraco e Gabriel Penido
Comissão de Logística: Daniel Mendes e Fabrício Gambogi
Comissão de Produção de Concertos e Palestras: Rodrigo Avellar e Rodrigo Meine
Comissão de Intérpretes: Fernando Fleck e Germán Gras.
Ler mais

IV Concurso Jovens Músicos - MÚSICA NO MUSEU


Desde o início de Música no Museu, e aí já se passam mais de 13 anos, oferecemos espaços aos jovens músicos. Trata-se de uma filosofia que não se limita apenas a promover apresentações, mas dinamizar e expandir as atividades musicais a outros níveis. Se não somos pioneiros, somos, sim, constantes nesta prática e, talvez, a única série que mescla, quase que em igualdade de condições, jovens e nomes de expressão mas, claro, dando-lhes o verdadeiro valor e hierarquia. Só em 2008 realizamos 503 concertos. Em 2009, foram 532 - um recorde - e cerca de 30% foram destinados a estudantes e músicos recém-formados, assim como em 2010, com 502 concertos realizados.

Para os jovens que almejam uma carreira profissional no campo da música erudita, os concursos se apresentam como um dos meios mais eficazes para seu desenvolvimento artístico. Constituem excelente motivação para que se entusiasmem com o trabalho e com a prática da performance, fator imprescindível para seu crescimento. Consideramos, ainda, que, com a possibilidade de um reconhecimento público, possam-lhes gerar conquistas de novas posições no cenário artístico nacional ou mesmo internacional.

O IV Concurso Jovens Músicos - Música no Museu é uma iniciativa que tem por objetivo incentivar e promover oportunidades para estes promissores músicos, um verdadeiro investimento cujo resultado poderá ser a revelação de novos talentos. E continuamos com bons apoios, assegurando-se uma bolsa de estudos em uma centenária universidade americana, a JAMES MADISON UNIVERSITY, o que dá ao concurso uma dimensão internacional.
Sérgio da Costa e Silva, diretor de Música no Museu e criador do concurso.

Rio de Janeiro, 02 de abril  de 2011.
CRONOGRAMA
INSCRIÇÕES: Até 5 de agosto de 2011.
ELIMINATÓRIA: Divulgação do resultado em setembro.
SEMIFINAL E FINAL: Novembro/Dezembro de 2011.
             

REGULAMENTO

CAPÍTULO 1 - INSCRIÇÕES

1.1 Poderão se inscrever candidatos brasileiros com  idade inferior ou igual a 28 anos completos até o dia 31 de dezembro de 2011.

1.2 As inscrições serão aceitas a partir da divulgação deste regulamento até a data de 5 de agosto de 2011, impreterivelmente, considerando a data de postagem do correio.

1.3 Podem se candidatar intérpretes especializados nos seguintes instrumentos:

a) cordas: Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Violão e Harpa;

b) sopros: Flauta, Flautim, Oboé, Corne Inglês, Saxofone, Clarineta, Requinta, Fagote, Trompa, Trompete, Trombone e Tuba;

c) Piano e Percussão.

1.4 Os candidatos deverão enviar por SEDEX o material para a inscrição, que deve conter os seguintes itens:

a) ficha de inscrição preenchida;

b) cópia do documento de identidade e cpf;

c) gravação autêntica, sem edições, do repertório da prova ELIMINATÓRIA em DVD. Imagem e som serão analisados. O DVD pode ter menu e as músicas podem ser gravadas em separado. Não pode haver, no entanto, cortes e emendas no decorrer de cada música;

d) programa completo com a ordem das músicas escolhidas para as provas eliminatória, semifinal e final. Este programa não poderá ser modificado posteriormente.

e) breve currículo artístico e uma foto de boa qualidade (em papel ou arquivo
eletrônico com resolução de 300dpi) para fins de impressão.

ENDEREÇO:

III Concurso Jovens Músicos - Música no Museu
CARPEX EMPREENDIMENTOS E PROMOÇÕES
Praça Pio X, 55 / sala 202 - Centro
CEP 20040.020 Rio de Janeiro - RJ
1.5 O ato da inscrição implica na total aceitação das regras do concurso.
CAPÍTULO 2 – PROVAS

2.1 ELIMINATÓRIA – DVD com duração total entre 10 e 15 minutos, contendo som e imagem do candidato executando de memória o seguinte repertório:
a) Uma (ou mais) obra(s) de autor brasileiro de livre escolha;
b) Uma (ou mais) obra(s) de autor estrangeiro de livre escolha.

2.2 SEMIFINAL - Apresentação pública na série “Música no Museu”, com duração mínima de 10 minutos e máxima de 15 minutos, com o seguinte repertório:
a) Uma (ou mais) obra(s) de autor brasileiro de livre escolha;
b) Uma (ou mais) obra(s) de autor estrangeiro de livre escolha.

OBSERVAÇÃO: O candidato não poderá reapresentar as obras escolhidas para a Eliminatória.

2.3 FINAL – Apresentação pública na série “Música no Museu”. Pequeno recital com duração total entre 20 e 25 minutos, com o seguinte repertório:
a) Uma obra de autor brasileiro de livre escolha;
b) Obra(s) de livre escolha.
IMPORTANTE: Nesta etapa, o candidato não poderá reapresentar nenhuma das obras executadas nas etapas anteriores.

2.4 Perderá pontos o candidato que não observar os limites mínimo e máximo de duração das provas, em todas as etapas do concurso.

2.5 A apresentação dos candidatos se dará por ordem alfabética.

2.6 Todas as peças devem ser executadas de memória, em todas as etapas do concurso.

2.7 O candidato deverá se responsabilizar pelo acompanhamento ao piano, se o repertório assim o exigir.

2.8 Os candidatos pianistas deverão montar seu repertório exclusivamente com obras para piano solo.

2.9 Hora, data e local das provas semifinal e final serão comunicados em tempo hábil aos candidatos e amplamente divulgados pela imprensa.

CAPÍTULO 3 - JULGAMENTO

3.1 Os candidatos serão avaliados por um júri composto por especialistas de reconhecida e inquestionável competência no meio musical.

3.2 Os candidatos que obtiverem maior média na prova Eliminatória estarão classificados para a etapa Semifinal.

3.3 Os candidatos que obtiverem a maior média na etapa Semifinal estarão classificados para a fase Final.

3.4 O júri é soberano para decidir quantos candidatos vão para a etapa final, porém, deve ser respeitado o limite máximo de oito finalistas.

3.5 Não poderá integrar o júri o profissional que tiver aluno(s) participando do concurso.

3.6 As decisões do júri não são passíveis de recurso nem apelação.

3.7 Os candidatos não poderão ter nenhum contato com os membros da banca, durante o concurso, sob pena de desclassificação.

CAPÍTULO 4 - PRÊMIOS

4.1 O 1o colocado receberá R$3.000,00 (três mil reais) e será agendado para cinco recitais com cachê na temporada 2010/2011 de Música no Museu. Além disso, gravará um programa para a Rádio MEC-FM.

4.2 O 2o colocado receberá R$2.000,00 (dois mil reais) e será agendado para três recitais com cachê na temporada 2010/2011 de Música no Museu.

4.3 O 3o colocado receberá R$1.000,00 (mil reais) e será agendado para dois recitais com cachê na temporada 2010/2011 de Música no Museu.

4.4 PRÊMIO ESPECIAL – Uma bolsa de estudos para Mestrado (2 anos) no valor aproximado de US$ 40,000 (quarenta mil dólares, correspondentes ao custo do curso) ou para Doutorado (3 anos) no valor total aproximado de U$105,000 (cento e cinco mil dólares, correspondentes ao custo do curso) concedida pela James Madison University (http://www.jmu.edu/music/) através da sua School of Musicque tem o apoio da Steinway. O vencedor deste prêmio (que poderá, ou não, ser o vencedor do concurso) será escolhido por representante(s) dessa universidade americana, que integrará (ão) o júri da prova final.
Pré-requisito: o candidato deverá ser graduado (ou pós-graduado) e estar apto a atender às condições da instituição, tais como: bom desempenho escolar e prova de proficiência em inglês (TOEFL – Test of English as a Foreign Language). A James Madison University recomenda que o candidato agende o TOEFL com bastante antecedência. O candidato deve atingir no mínimo 570 pontos ou 88-89 pontos (internet).

4.5 O júri poderá não conceder um ou mais prêmios se os candidatos não atingirem pontuação suficiente.

4.6 O júri poderá conceder prêmios especiais e menções honrosas também aos semifinalistas.

4.7 Outros prêmios estão em negociação.
CAPÍTULO 5 – DISPOSIÇÕES GERAIS

5.1 Os casos não previstos neste regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora.
Comissão Organizadora:
presidente:
Sérgio da Costa e Silva – diretor de Música no Museu.
membros:
Israel Menezes – regente titular da Orquestra Rio Camerata; regente convidado de orquestras no Brasil e em vários países.
Kristina Augustin – viola da gamba, coordenadora do Centro de Estudo e Iniciação Musical da UFF e diretora do Quadro Antiquo.
Maria Célia Machado - harpista, mestre em Educação pela UFRJ, integra o Trio d’Ambrosio e a Orquestra Brasileira de Harpas – ambos projetos de sua autoria.
Maria Helena Andrade - pianista, mestra em música pela UFRJ, professora dos Seminários de Música Pro Arte.
Miriam Grosman – pianista, professora e coordenadora dos cursos de extensão da Escola de Música da UFRJ.
Paulo Pedrassoli - violonista, professor da Escola de Música da UFRJ, diretor da Camerata de Violões do Conservatório Brasileiro de Música.


http://www.musicanomuseu.com.br/pdf/IV_CONCURSO_J_M.pdf
Ler mais

II Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ

“Teoria, Crítica e Música na Atualidade”
Escola de Música / Programa de Pós-Graduação
Rio de Janeiro, 15 a 17 de agosto de 2011



A Escola de Música e o Programa de Pós-Graduação anunciam a realização do II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGIA DA UFRJ e convidam para a submissão de trabalhos.

O Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ ocorre na Semana da Escola de Música e foi planejado em consonância com os eventos comemorativos do aniversário da Escola, como iniciativa da Diretoria da Escola de Música e da Coordenação do Programa da Pós-Graduação. A congruência dos eventos artísticos e científicos expressa a vocação desta instituição, que completa agora 163 anos. A temática norteadora dos eventos artísticos e científicos de 2011 é a música do século XX em diante, tendo a segunda edição do Simpósio Internacional de Musicologia o título “Teoria, Crítica e Música na Atualidade”.
A intersecção entre as teorias analíticas da música e as teorias da crítica cultural tem catalizado importantes questionamentos da área, não somente sobre os problemas teóricos e metodológicos das novas posturas, mas sobretudo ao levar a um redimensionamento da própria identidade da disciplina. Busca-se com esse evento refletir em que medida as inovações da música do século XX em diante, ao trazer novas linguagens, novas práticas composicionais e de performance e novas escutas, têm constituído locus fundamental para novas proposições analíticas e críticas nos desenvolvimentos recentes da musicologia, em sua ampla gama de abordagens. O evento reunirá, no Brasil, figuras exponenciais de diversos países, visando a uma interlocução que favoreça a inserção dos estudos brasileiros na musicologia internacional da especialidade. Junto aos musicólogos, o evento congregará compositores e intérpretes, no intuito de aproximar a pesquisa dos processos criativos. O debate entre os especialistas da música contemporânea busca ampliar o espaço para as diversas tendências de análise e crítica, incentivando um encontro teórico-analítico que norteie o impulso historiográfico futuro. Encerrará com uma mesa redonda formada por compositores e colunistas especializados, para debater as questões associadas à mediação, recepção e formação de público na atualidade. A organização do Simpósio em diversas modalidades pretende intensificar a integração entre o ensino e a pesquisa em nível de pós-graduação, incluindo, a partir desta segunda edição, sessões de comunicação de trabalhos aprovados mediante submissão. O Livro de Resumos e os Anais com a versão integral dos trabalhos, publicados em formato impresso e eletrônico, serão disponibilizados gratuitamente no site da EM-UFRJ.

CRONOGRAMA
Prazo para submissão dos trabalhos (resumos): 10 de junho de 2011
Divulgação do resultado dos trabalhos aprovados: 30 de junho de 2011
Realização do evento: 15 a 17 de agosto de 2011
Envio da versão completa e revisada do trabalho para publicação nos Anais: 30 de setembro de 2011

Vai até 10 de junho o prazo para submissão dos trabalhos (resumos) para o II Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, que ocorrerá de 15 a 17 de agosto, durante a Semana de Aniversário da Escola. Organizado pelo Programa de Pós-Graduação, seguirá a temática dos eventos artísticos e científicos do ano, que é a produção do século XX em diante, tendo como título "Teoria, Crítica e Música na Atualidade". Entre os conferencistas convidados e que já confirmaram presença estão Elliott Antokoletz (Universidade do Texas, Austin - EUA) e Patrick McCreless (Universidade de Yale - EUA).

A seguir transcrevemos o comunicado da comissão organizadora anunciando o evento e chamando à submissão de trabalhos. O texto também pode ser baixado aquiem formato PDF.

O registro fotográfico da primeira edição do Simpósio Internacional de Musicologia, pode ser consultado na galeria de imagens do site da Escola de Música da UFRJ. 



Comissão Organizadora
Maria Alice Volpe (UFRJ), Presidente
André Cardoso (UFRJ)
Marcos Nogueira (UFRJ)


Comissão Científica:
Maria Alice Volpe (UFRJ), Presidente
Marcos Nogueira (UFRJ)
Ilza Nogueira (UFPB)
Maria Lúcia Pascoal (UNICAMP)
Diósnio Machado Neto (USP-Ribeirão Preto)
Elliott Antokoletz (Universidade do Texas, Austin, EUA)
Ler mais
 
Site Meter