Festival de Música de Ourinhos 2011


alt



Há onze anos o inverno ourinhense tem a paisagem enriquecida com a realização do Festival de Música. O evento reúne em Ourinhos centenas de músicos e educadores para uma semana de estudos e confraternização. O diferencial do evento está no espaço destinado à música popular, especialmente a instrumental, a preocupação com a qualidade pedagógica, a ênfase na divulgação da música brasileira, o envolvimento da cidade e o carinho dedicado a professores e alunos.

O Festival oferece 41 cursos, workshops, shows, exposições e exibição de filmes e tanto a proposta pedagógica como a programação artística tem sido marcadas pela diversidade. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Ourinhos, através da Secretaria de Cultura, que elegeu como proposta inspiradora para os trabalhos em 2011 um diálogo com a cultura nordestina. A idéia se fortaleceu com a decisão de homenagear Luiz Gonzaga durante o XI Festival de Música, e através dele reverenciar essa cultura tão brasileira e pouco conhecida e vivenciada pelo sudeste do país.

A obra de Luiz Gonzaga e sua importância para a valorização da música e cultura nordestinas têm sido tema de pesquisa dos estudantes ourinhenses desde o início do ano. Além do compositor nordestino, o XI Festival de Música de Ourinhos também presta homenagem ao músico mineiro Edmundo Villani-Cortes. Pianista, compositor e arranjador, têm atuação intensa tanto na música de concerto como na popular.

Nos últimos dez anos, o Festival de Música de Ourinhos comprovou a importância da vontade política para realizar investimentos na área da cultura, favorecendo o envolvimento da cidade e a interação com outros setores da economia, além de reforçar o papel das ações culturais como alternativa eficiente para as políticas públicas voltadas à promoção do ser humano.


Outras informações

Os cursos acontecerão no período de 18 a 23 de julho de 2011, no Centro Cultural “Tom Jobim” e na EE. Profª.“Virginia Ramalho”, R. Gaspar Ricardo, 484 – Vila Nova Sá.

*No curso de Prática de Coro Infantil não há taxa de inscrição.

*O aluno inscrito no Curso de Didática do Coro Infantil terá direito a participar como ouvinte no curso de Prática de Coro Infantil.

Para o preenchimento das vagas ofertadas, serão observados os dados e a ordem de chegada das fichas de inscrição (E-mail ou Fax). A desistência da inscrição fica sob total responsabilidade do candidato, e não será efetuada a devolução da taxa de inscrição em nenhuma hipótese.

Quando o curso solicitado estiver com as vagas esgotadas, o aluno poderá optar por outro curso em que haja vaga, observando a compatibilidade de horários. Não haverá devolução da taxa de inscrição. Efetuada a inscrição o aluno não poderá mudar o curso escolhido.

♪      Os alunos matriculados na Escola Municipal de Música de Ourinhos (com frequência regular) terão 50% de desconto nas taxas de inscrição. É obrigatório constar na Ficha de Inscrição o carimbo da Escola Municipal de Música e a assinatura do Diretor da Escola, o aluno deve efetuar a sua inscrição conforme solicitado na página das Inscrições.
♪      Para o curso Prática de Orquestra, será realizado teste para instrumentistas se o número de inscritos por instrumentos for maior do que o exigido pelo maestro. O aluno será encaminhado para outro curso de sua escolha, desde que haja vaga disponível.
♪      Os participantes dos cursos de instrumentos deverão TRAZER ESTANTE DE PARTITURA, a organização do festival não fornece e nem empresta estantes.

- A Organização do XI FMO permite-se o direito de alterar horários de aulas para melhor conveniência dos cursos e professores, quando for o caso.
- O aluno que não comparecer até o segundo dia do início do curso em que está inscrito perderá o direito à vaga, a qual será redistribuída.
- A organização do XI FMO não se obriga a garantir aulas com professores da escolha do aluno.
- Os participantes poderão inscrever-se em até três cursos, observada a compatibilidade de horários.

Certificado

Após o término do festival, os alunos deverão enviar e-mail para garciamonica2005@yahoo.com.br, solicitando o Certificado, o qual será fornecido SOMENTE por e-mail, em até 20 dias úteis após a solicitação. É necessário ter 75% de freqüência no(s) curso(s) em que se inscreveu para ter direito ao Certificado. Não serão enviados certificados pelo correio.




Veja a programação completa de cada dia clicando nas figuras:








alt

alt




 
Site Meter