Seminário de Linguagens e IV Bienal de Música divulgam programação detalhada


Os interessados em participar do VIII Seminário de Linguagens & Quarta Bienal de Música Brasileira Contemporânea de Mato Grosso têm até a próxima sexta-feira (24) para se inscrever. As inscrições estão sendo realizadas pelo site da Fundação Uniselva e o valor da taxa é R$40,00.

São 25 grupos de trabalho, cinco oficinas, 17 minicursos, duas mesas-redondas, oito palestras, oito concertos e uma conferência distribuídos entre os nove dias dos eventos, que ocorrem, simultaneamente, do dia 5 ao dia 13 de outubro. De acordo com a organização, "a mensagem dessa reunião é a conjunção de ideais para confrontar o massivo vazio cultural, vazio este que vem esmaecendo valores básicos de um ser social, a saber, sua capacidade de apreensão e a oferta de momentos para reflexão". A programação "propicia pontos de contato entre arte e ciência, cultura tradicional e tecnologia de ponta, estimulando o interesse pela inovação, por aquilo que contrasta com as fórmulas fáceis".

O credenciamento e as inscrições para ouvintes e minicursos serão no dia 5 de outubro, das 8h às 11h e das 14h às 17h, no Auditório do Instituto de Linguagens. No mesmo dia, às 19h, no Teatro Universitário, ocorrerá o Concerto de abertura, apresentado pelo Grupo de Percussão do Departamento de Artes da UFMT e pelo quarteto Sensembow. Após o concerto, às 20h, terá início a conferência de abertura, "Linguagens: desafios contemporâneos - a obra de arte e a comunicação de percepções", proferida pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Marcos Nogueira.

A programação conta com as mesas-redondas "Trajetória de Almeida Prado" e "Língua, literatura e identidade" e as palestras "Inclusão no ensino superior", "Caminhos da Música", "Fotografias: matéria de investigação nos estudos de jornalismo, publicidade e comunicação em rede", "Literatura Africana", "Composição musical", "Interpretação musical", "Pianismo em obras contemporâneas" e "Música e seus afluentes". As atividades serão realizadas no Auditório e em salas do Instituto de Linguagens (IL), no Auditório da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FAeCC), no Teatro Universitário e no Teatro do Sesc Arsenal. Confira a programação detalhada com os locais e horários de todas as atividades.

O Seminário deste ano tem como tema "Linguagens: desafios contemporâneos" que, segundo a organização, "abarca questões prementes, polarizadas principalmente entre o desempenho da educação e a crítica a um modelo de sociedade formatada por padrões comerciais, mas que luta para se auto-referenciar, em vozes contrárias à situação corrente".

Bienal - Em sua quarta edição, "continua o importante trabalho de divulgar a música erudita contemporânea brasileira e seus afluentes, ampliando o espaço da música de concerto no Brasil". Como homenageado desta edição, está Almeida Prado, um dos primeiros brasileiros a fazer "música de vanguarda", tornando-se um dos expoentes da música contemporânea no Brasil.

As palestras e mesas-redondas serão realizadas no período vespertino, no Instituto de Linguagens – UFMT, e os concertos, à noite, no Teatro do Sesc Arsenal.

Estão convidados importantes nomes da música contemporânea como o Grupo Sextante, Duo Passos & Abreu, Fernando Rocha e Ana Claudia Assis, Martha Herr e Ingrid Barancoski, Pauxy Gentil Nunes e Marina Spoladore, Gilson Antunes, Quarteto de Cordas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Cristina Dignart na Música Eletroacústica, Gilberto Mendes, Edson Zampronha, Mauricio Dottori, Silvio Ferraz, dentre outros.

Mais informações pelos telefones (65) 3615.8400 e 3615.8410 ou na página do evento.
Ler mais

Livro - Dicionário de Termos e Expressões da Música





Dicionário de Termos e Expressões da Música

por Henrique Autran Dourado


De 'A', abreviatura de contralto, a 'zydeco', gênero musical vindo da Lousiana, Estados Unidos - passando por 'acid house', 'al-jawza', 'dodecafonismo', 'kulintang', 'pichettato', 'wah-wah', 'zaporojtzi', 'zé-pereira' e um sem-número de outras expressões - o leitor encontrará neste volume mais de 10 mil verbetes cuidadosamente selecionados, extraídos tanto do universo da música erudita como das tradições populares de diversos países e etnias, incluindo os termos específicos mais utilizados em vários idiomas.





Ler mais

Apresentações do Conjunto de Violões


Anote em sua agenda !

Apresentações do Conjunto de Violões da UFMT

dia 22/09 - 8h00
Abertura da XVIII Seminário de Iniciação Científica Teatro Universitário

dia 27/09
2.ª Semana de Arte e Cultura - Teatro Universitário


obras de:


Scarlatti
Haendel
Egberto Gismonti
Tom Jobim


Não percam !
Ler mais

Mostra de Música SESC Mato Grosso 2010




Abertas as inscrições de 01 a 30 de setembro para Mostra de Música SESC Mato Grosso (composições musicais). Serão selecionadas 10 músicas que participarão da apresentação de encerramento da mostra, no dia 11 de dezembro e também do CD Mostra de Música SESC-MT 2010.

As inscrições deverão ser feitas no Centro de Difusão Musical, SESC Arsenal, das 14 às 18h, de terça à sábado, ou por via postal (prevalecendo a data de postagem, para o seguinte endereço: SESC Arsenal - Rua Treze de Junho, s/n, Bairro Centro Sul, CEP 78020-001 - Cuiabá /MT)
Ler mais

Circuito Funarte de Música Clássica


No espetáculo Brasil em Corda, o violonista gaúcho Daniel Wolff interpreta música brasileira para violão e quarteto de cordas. No programa, além de composições próprias, Daniel tocará repertório inédito de Egberto Gismonti, Thiago de Mello e Fernando Mattos. O Espetáculo passa por Cuiabá, no Teatro Universitário da UFMT, no domingo, dia 19 de setembro, às 20hs. A entrada será franca. A Turnê passa também pelas cidades de Curitiba, Campo Grande, Belo Horizonte, Ouro Preto e Belém.

Estas apresentações integram o Circuito Funarte de Música Clássica 2010 e contam com o patrocínio da Funarte - Fundação Nacional de Artes, do Ministério da Cultura.


Site: www.danielwolff.com

Myspace: http://www.myspace.com/danielwolffguitar
Ler mais

I Encontro Internacional de Música e Artes Sonoras




13 - 17 Setembro 2010

O Encontro Internacional de Música e Artes Sonoras 2010 (EIMAS) tem como objetivo reunir em duas universidades públicas brasileiras (UFJF e UNIRIO) pesquisadores, musicólogos, intérpretes, compositores e artistas sonoros do Brasil e do exterior, para criar um novo espaço de intercâmbio sobre as aplicações e as implicações da informática na produção artística sonora atual. Serão oferecidos aos participantes demonstrações, palestras, concertos, instalações e workshops, que focalizam o uso das últimas tecnologias digitais na música (eletroacústica, acusmática ou mista), assim como nas artes sonoras (instalações, concertos via web, sistemas interativos) e seus múltiplos usos interdisciplinares (vídeo, imagens digitais, poesia, dança). Os artigos selecionados terão livre acesso pela internet. Todos os eventos têm entrada franca e os participantes não têm nenhuma taxa de inscrição.
TÓPICOS

1 - Reflexões em torno do conceito de sonologia
2 - Reflexões em torno do conceito de arte sonora
3 - Reflexões sobre as perspectivas da composição no século XXI
4 - Instalações sonoras
5 – Perspectivas na análise musical
6 - Modelos e ferramentas de interação sonora (design sonoro)
7 - Arte sonora e interdisciplinaridade (vídeo, teatro, dança, performance…)
8 - Espacialização sonora
9 - Música mista : colaborações entre compositores e intérpretes
10 - Performance à distância (via web)
11 - Redes sociais sonoras/musicais

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


Apresentação
Os Organizadores:

Daniel Quaranta (UFJF) e Pedro Bittencourt (UFRJ)

Esta iniciativa só foi possível de ser realizada pelo apoio da Pró-Reitoria de Cultura da UFJF em parceria com o IAD. A primeira edição do Encontro Internacional de Música e Arte Sonora representa uma grande conquista no caminho de consolidação do Curso de Música do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora. Para melhor realizar esses objetivos, o EIMAS tem a intenção de se tornar um evento anual.


PROGRAMAÇÃO


Segunda-Feira • 13/09

Abertura do EIMAS 2010
19:30h - Concertos

1 • True Story - Phivos Kollias
Sax tenor - Pedro Bittencourt

2 • Heart - Isabel Soveral
Violão - Pedro Rodrigues

3 • Desembocaduras - Bryan Holmes

4 • Poly - Magno Caliman
Sax alto - Michel Niremberg

5 • Compound No 1a. Car sex voice honker
Max Marcoll
Acordeão - Eva Zölner

6 • Schrift 1.2 - Bernahrd Lang
Flauta: Eric Drescher

7 • Litânia - João Pedro Oliveira
Violão – Pedro Rodrigues
Sax tenor – Pedro Bittencourt


Terça-Feira • 14/09

9h às 10h30
• Workshop: Elias - PUC Universida de Merida
“Notación de Música Electroacústica en Finale”

9h30 às 10h
• Palestra: Jaime Reis -
“2000-2010, de Entretecimento a Omnisciência”

10h às 10h30
• Palestra: Andréa Pensado -
EEUU KTOTAM

11h às 11h30
• Palestra: Eduardo Patrício - UFPR
“Desenvolvimento de Instrumentos Musicais
Digitais como atividade composicional”

11h às 11h30
• Palestra: Alexandre Fenerich - USP
“O som musical e o som referencial
em Presque Rien”

11:30h às 12h
• Palestra: Patrick Frank -
“Critique of refl exive modernism and Das Meisterwerk.”

11:30h às 12h
• Palestra: Adriano Monteiro -
“Aplicação de Descritores em Sistema Interativo para Música Mista”

14h às 16h30
• Workshop: Circuit Bending
Yair Lopez e Miguel Ortiz

14h às 14h30
• Palestra: Kjell Bäckman -
“Ant Colony Optimization and Evolutionary
Algorithms Applied to Jazz Solo Improvisation”

14h30 às 15h
• Palestra: Julián Jaramillo -
“Creación musical, redes e internet 2.0”

15h às 15h30
• Palestra: Vitor Kisil -
“Sonocromática: Experiência de Criação Musical
Interativa em Performática Multimídia”

16h às 16h30
• Palestra: Mário del Nunzio -
“Sobre “27s(pNM)”, para quarteto
de guitarras elétricas”

16h30 às 17h
• Workshop: Programación
Daniel Zea

16h30 às 17h
• Workshop: Violão
Mauricio Carrasco

17h às 18h
• Workshop: New Control Paradigms: Some real-time sound and video
interaction strategies
Daniel Zea

17h às 18h
• Workshop: Extended techniques in contemporary music for guitar
Mauricio Carrasco

19h30 - Concertos
1 • Improvisação
Pedro Rebelo/ Franziska Schröder /
Luis Dourado (video) Net-concert

2 • tIRAtEIMAS
Tuti

3 • Improvisação
Grupo Mamut

4 • Splitting 17
Michael Maierhof (video)
Flauta - Erik Drescher

5 • Carrilho, Boonrut
Trombone – Dirk
Piano – Jürg Henneberger

6 • Tormenta em campos férteis
Fernando Iazzeta

7 • I stole a bar from Leo - José Luís Ferreira
Entretecimento - Jaime Reis
Violão: Pedro Rodrigues

8 • Das Barcklay-Syndrom o.der Rote Kreis
Gordon Kampe
Acordeão – Eva Zölnner

9 • Cifra Oscura
Daniel Schachter (video)
Quarta-Feira • 15/09

9h às 10:30h
• Mesa Redonda:
Sonologia, arte sonora e eletroacústica
Rodolfo Caesar, Fernando Iazzetta,
Vânia Dantas Leite, Carlos Palombini,
Mauricio Loureiro Chaves

10h às 10h30
• Palestra: Pedro Rebelo - SARC
“On the question of notation”

10h às 10h30
• Palestra: Barreiro, Traldi, Araujo Cintra e
Ferreira de Menezes - UFU
“Instrumentos acústicos e meios eletrônicos
em tempo real: estratégias de improvisação
coletiva”

10h30 às 11h
• Performance:
Conexões Dispersas - Dispersões Conexas
Kisil, Obici, Campesato e Jaramillo

11h às 11h30
• Palestra: Franziska Schroeder - SARC
“Haptic Aurality”

11h às 11h30
• Palestra: Traldi, Manzolli - Unicamp
“Espaço Interativo Sonoro Dirigido por Distribuição de Probabilidade”

11h30 às 12h
• Palestra: Mariano Fernandez - UNTRES
“Gesto instrumental en sonidos electroacústicos”

11h30 às 12h
• Palestra: Gab Marcondes
“Poesia Sonora: entre a palavra e o som”

14h às 16h30
• Workshop: Circuit Bending
Yair Lopez e Miguel Ortiz

14h às 15h30
• Workshop: Trombone Piano
Amrein Henneberger

14h às 15h30
• Workshop: Flauta
Erik Drescher

16h às 16h30
• Palestra: José Henrique Padovani - Unicamp
“Recursos computacionais e estratégias de
programação em uma peça para dezesseis
vozes e eletrônica ao vivo”

16:30h às 17h
• Palestra: Pedro Albuquerque
“O Pré-Figurativo numa concepção
genealógica”

16:30h às 17h
• Palestra: Bryan Holmes
“Espectromorfología en la Música Instrumental”

17h às 17:30h
• Palestra: Emmanuel Deruty
“Archetypal vocal setups in studio-based
popular music: an introduction”

17h às 17:30h
• Palestra: Daniel Schachter
“Producción del Discurso Sonoro en Formatos
de Sonido Envolvente. Evolución Tecnológica
e Influencia Estética.”

17h30 às 18h
• Mini-recital:
Dirk Amrein - Trombone
Jürg Henneberger - Piano
Langlot, Frank, Castelões

17h30 às 18h
• Lançamento do Livro:
Ensaio sobre o rádio e o cinema: estética e
técnica das artes-relé, 1941?1942*
Pierre Schaeffer (1910-1995)
Editado por Sophie Brunet e Carlos Palombini

19h30 - Concertos
• Performance:
Conexões Dispersas - Dispersões Conexas
Kisil, Obici, Campesato e Jaramillo

1 • Yaguaí - Mariano Fernandez
Berimbau – Tiago Calderano

2 • Colagem Harmônica e spectral
Eduardo Castelões

3 • Copenhage - Jonatas Manzolli
Percussão – Cesar Traldi

4 • A little - Blazej Downlasz

5 • Sem Título - Daniel Zea
Violão – Maurício Carrasco

6 • Chasing Breath - Daniel Quaranta
Acordeão - Eva Zöllner

7 • And death… - Jason Bolte

8 • Ktotan - Andrea Pensado
Quinta-Feira • 16/09
9h às 11h30
• Workshop: Introdução à Programação em PD
Alexandre Porres

9h às 9h30
• Palestra: Sound as Information - Sonification as Art and Science
Mark Ballora

9h30 às 10h
• Palestra: Métodos analíticos com escalabilidade e sua aplicação em pesquisa sobre interpretação musical
F. Gualda, A. Tenkanen, V. Hawes

10h às 10h30
• Palestra: Relações Multidirecionais entre Planos Sonoros
Jorge Falcón - UFPR

11h30 às 12h
• Palestra: A Referencialidade nos Primórdios da Música Eletroacústica
Alessandro Goularte Ferreira - UFPR

12h às 14h
• Performance: Alunos do workshop de circuit bending
Restaurante Universitário UFJF
14h às 16h30
• Workshop: Introducción a la Programación en Max/MSP
Francisco Colasanto

16h30 às 17h
• Palestra: Elaine Thomazi Freitas
“The Broken is the Beautiful”

17h às 17h30
• Palestra: Vivian Caccuri
“A Escuta na Arte: Questionando categorias
com See This Sound e Cildo Meireles”

19h30 - Concerto

1 • Dentro - Miguel Ortiz

2 • Karita Oto - Manuela Blackburn

3 • Discos de Cobre - Eduardo Patricio

4 • Nunataq - Petra Bachrata

5 • Contrabandistas de Jeans furiosos
até as narinas - Henrique Iwao

6 • L’accordeon du diable
João Pedro Oliveira
Acordeão – Eva Zöllner

7 • XXX - Alexandre Porres

8 • Surfing on turntables
Alexandre Fenerich (video)


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


CHAMADA DE TRABALHOS

ARTIGOS / VIDEOS
- Serão aceitas propostas de artigos escritos com até 10 páginas em português, espanhol ou inglês.
- Por favor, siga as instruções do modelo em anexo e envie sua proposta (em formato .doc) para Daniel Quaranta danielquaranta@gmail.com


- Somente as submissões de vídeos/imagens numéricas (até 10 minutos de duração) devem ser enviadas em DVD por correio normal, para o endereço:
EIMAS – submissão de vídeo
Dr. Daniel Quaranta
Universidade Federal de Juiz de Fora
Instituto de Artes e Design
Departamento de Artes
Campus Universitario S/N
São Pedro - CEP – 36036-900
MG - Brasil

MÚSICAS/INSTALAÇÕES/PERFORMANCES
- Peças e performances musicais de até 10 minutos (EIMAS não fornecerá músicos)
- Descrição detalhada da instalação (EIMAS não fornecerá material)
- Enviar por email a partitura (em formato PDF) e/ou trecho de gravação de no máximo 4 minutos (em formato mp3), com descrição detalhada para a sua realização para Pedro Bittencourt contact@pedrobittencourt.info
(EIMAS fornecerá sistema octofônico, computador Mac, placa de som, microfone)


DATAS IMPORTANTES

Data limite de envio de todas as propostas
15 de junho de 2010

Divulgação dos trabalhos selecionados
até 10 de julho de 2010

Abertura do EIMAS 2010
13 de Setembro – Sala Vila Lobos - UNIRIO
Rio de Janeiro, RJ

Conferências, workshops e concertos EIMAS 2010
14-17 de Setembro – Juiz de Fora, MG
(Museu de Arte Moderna, Instituto de Artes e Design da UFJF)


Ler mais

Festival Internacional de Música Contemporânea na Bahia



O Festival Internacional de Música Contemporânea é um evento promovido pelo Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal da Bahia (PPGMUS-UFBA) que visa, além de difusão e formação de plateia para a música de concerto produzida nesse estado, a busca de excelência na composição e execução dessa música, e a discussão aprofundada sobre as questões que giram em torno desse tema buscando alcançar a inter, trans e multidisciplinaridade. Para esse fim, a organização do festival convida expoentes nacionais e internacionais da música de concerto para palestras, workshops, cursos e concertos que durante uma semana mobilizam o cenário nacional.

O Festival Internacional de Música Contemporânea (FIMC) teve sua primeira edição realizado entre os dias 1º e 6 de setembro de 2007 e contou com cinco concertos, cinco mesas-redondas e nove palestras/workshops abrangendo todas as áreas da música. Na ocasião foram convidados três instrumentistas (Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul) e dois compositores (Goias e USA). Também foram premiados três compositores em quatro categorias através do I Concurso de Composição ERNST WIDMER, realizado em paralelo com o Festival. Essas obras foram executadas em concerto público no dia 6 de setembro de 2007.

O II FIMC foi realizado em 2008 entre os dias 31 de agosto e 6 de setembro em paralelo com o XVIII Congresso da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música). Para a ocasião foram convidados quatro instrumentistas (Brasil e USA) e três compositores (USA). Devido ao congresso da ANPPOM não foram realizados workshops com os convidados mas foram premiados também quatro compositores através da segunda edição do concurso de composição ERNST WIDMER.

O III FIMC, que acontecerá entre os dias 6 a 10 de setembro de 2010 pretende envolver toda a comunidade ligada não só à música contemporânea mas também os interessados em música técnica e esteticamente sofisticada.

Paulo Chagas (Brasil/Califórnia) e Jaime Reis (Portugal) são os compositores convidados. Além deles teremos as presenças do regente português Pedro Figueiredo (que conduzirá um grupo de câmara com eletrônica em parceria com Jaime Reis) e do violinista também português Pedro Rodrigues (que apresentará um concerto com obras para violão e eletrônica). Teremos também o duo Paraguassú Abraão e Kátia Baloussier, piano e percussão, a participação do Grupo de Percussão da UFBA apresentando obras dos finalistas do 3º Concurso Ernst Widmer de Composição e do GIMBA (Grupo de Intérpretes Musicais da Bahia).

Teremos obras de Wellington Gomes, Paulo Chagas, Carlos Kater, Edson Zampronha, Vânia Dantas Leite, Ricardo Tacuchian, Ernst Mahle, Rodolfo Caesar, Roberto Victório, Daniel Mendes, Sara Carvalho, Jaime Reis, José Luís Ferreira, Isabel Soveral, João Pedro Oliveira, Pedro Kroger,
Pedro Figueiredo, Patrick Andrews, Thaís Montanari, Rodrigo Meine, Guilherme Bertissolo, Paulo Rios Filho, Alexandre Espinheira, Pedro Amorim.



Local: Escola de Música e Reitoria da UFBA - Canela (atividades)
Data: 6/9 a 10/9, horários diversos
Entrada Franca
Tel: 71 8837-2262/ 8740-3323
Ler mais
 
Site Meter