Prof. Roberto Victorio em Campos do Jordão


Entrevista com o compositor, regente e instrumentista Roberto Victório, que orientou a finalização das obras dos bolsistas de composição do Festival de Campos do Jordão, e as regeu no dia 18 de julho de 2010, no Auditório Claudio Santoro.




Primeira audição mundial de Chronos III para violoncelo e cordas, de Roberto Victório, durante concerto da Camerata Fukuda, na Igreja São Benedito, durante o Festival Internacional de Invernon de Campos do Jordão. Fábio Presgrave no violoncelo.




Entrevista com bolsistas de composição

Local: Auditório Claudio Santoro

23/07/2010

Após o concerto de estreia das obras dos alunos de composição, realizado no domingo, 18 de julho, no Auditório Claudio Santoro, José Henrique Padovani e Sérgio Rodrigo Lacerda, vencedores do Concurso Camargo Guarnieri, concederam entrevista exclusiva ao site do Festival. Ouça!


Novos compositores estreiam obras no Festival

Concerto foi apresentado por músicos de ponta no Auditório Claudio Santoro

Ganhadores do Concurso Camargo Guarnieri com Paulo Zuben e Silvio Ferraz

Depois de duas semanas de estudos, ensaios, troca de informações e de intensa convivência com importantes músicos do cenário mundial, os alunos de composição apresentaram, no Auditório Claudio Santoro, as obras que foram concluídas durante o Festival de Campos do Jordão. Na manhã do último domingo, 18 de julho, o público acompanhou também a premiação do Concurso Camargo Guarnieri.


O concerto de estreia das obras dos novos compositores foi um momento muito especial. À frente dos experientes músicos Eliane Tokeshi (violino), Fabio Presgrave (violoncelo), Cássia Carrascoza (flauta), Luis Afonso Montanha (clarinete), Lídia Bazarian (piano) e Carlos Tarcha (percussão), estava o compositor e regente Roberto Victorio, que acompanhou a finalização das peças e as regeu.

“A primeira audição de uma obra, mesmo para o compositor experiente, é sempre um grande impacto. Você materializar essa coisa do mundo bidimensional da partitura, para uma realidade de sonoridade, é um salto grande. Para os bolsistas, é super estimulante, porque eles estão podendo ouvir o que colocaram no papel”, disse Victorio.

Após o concerto, uma banca formada pelo diretor artístico-pedagógico do Festival Silvio Ferraz, o diretor executivo Paulo Zuben, Roberto Victorio, Cássia Carrascoza, Lídia Bazarian, Luís Afonso Montanha e o pianista Paulo Álvares escolheu os vencedores do Concurso Camargo Guarnieri, que premiou a melhor composição com R$ 15 mil.

O primeiro lugar foi dividido entre os bolsistas José Henrique Padovani (Impedance) e Sérgio Rodrigo Lacerda (Acquarello tintas diluídas em água). O segundo lugar foi de Marcílio Onofre (Inane II), e o terceiro de Max Packer (...na vizinhança acordam, já que um vazio em movimento...). Gustavo Penha (Entorno de nenhum nenhuma) recebeu menção honrosa.

No total, o Festival recebeu doze alunos no curso de composição, sendo que oito trabalharam e estrearam suas obras no concerto do dia 18, e quatro acompanharam o curso como ouvintes. Durante as duas semanas de trabalho, os alunos finalizaram as suas obras sob orientação de Silvio Ferraz e de Roberto Victorio. Os alunos contaram também com o apoio dos instrumentistas que fizeram a primeira audição de suas peças.

Para Roberto Victorio, o contato dos alunos com esses músicos é essencial. “É um aprendizado danado, um trabalho de campo. Eles não estão dentro de uma sala de aula, no ar condicionado, escrevendo. Eles estão escrevendo e estão vendo se funciona [...]. O contato com os músicos é de um valor impressionante.”

José Henrique Padovani, um dos ganhadores do Concurso Camargo Guarnieri de 2010, também aprovou o contato com os músicos, “...foi muito legal [...] conhecer músicos com esse grau de conhecimento como Cássia [Carrascoza], Fábio [Presgrave]. São músicos que realmente acrescentam à sua composição coisas que não imaginava”. Sérgio Rodrigo Lacerda, que dividiu o prêmio com Padovani, completou: “Eu senti [...] um acolhimento muito especial, de tomar pra si, e [eles falavam] ‘olha isso daqui não está funcionando, eu acho que você deveria fazer assim, assado’”.

A troca de informações entre alunos e experientes profissionais da música foi intensificada com a participação deles em master classes e palestras. “A gente teve um workshop com o Quarteto Arditti que foi uma sacudida”, disse José Henrique Padovani.


mais informações: www.festivalcamposdojordao.org.br
Ler mais

IX Brasil Instrumental em Campinas/SP


IX Brasil Instrumental

Programado para acontecer de 25 de julho a 1º de Agosto em Campinas - SP, o IX Brasil Instrumental que a partir dessa edição passa a ser itinerante, conta agora com apoio de novos parceiros e passa a oferecer suas Oficinas gratuitamente para todos os interessados. Quem já fez as inscrições será restituído.

“Conseguimos, através da Ong Brasil Cultural, o que sempre foi nosso ideal: oferecer gratuitamente as oficinas para todos que se interessarem em conviver durante uma semana com os grandes nomes da música brasileira instrumental”, comemora o músico Paulo Flores que junto com o pianista Paulo Braga criaram o Festival Brasil Instrumental, no Conservatório de Tatuí.

As oficinas têm vagas limitadas e as inscrições gratuitas devem ser realizadas pelo site do festival. Inscrições no local nas datas das oficinas só serão aceitas se ainda houver vagas.

Entre as oficinas oferecidas estão: Orquestra Jazz Sinfônica, Banda Marcial, Bateria de Escola de Samba, Prática de Choro, Bateria, Cordas, Maracatu, Metais, Choro e Prática de Conjunto que serão ministradas por músicos/professores Laércio de Freitas, Marcos Suzano, Alexandre Bauab, Nailor Proveta, Mané Silveira, Daniel Alcântara, Cléber Almeida, Adalto Soares, Luiz Amato, Ésdras Rodrigues, Emerson Di Biaggi, Adriana Holtz, assim como Rafael dos Santos, Chico Santana, Ney Vasconcelos, Sidney Borgani e Sílvia Zambonini.

Dos resultados:

Sediado pela Unicamp através do Instituto de Artes, conclui a seleção dos grupos da região, inscritos para os 12 Shows que serão apresentados de 26 a 30 de julho, às 12h00 e às 20h30, no campus da Unicamp, Campinas (SP). Foram mais de 30 grupos inscritos de várias cidades da região de Campinas. De acordo com a equipe que fez a triagem, essa foi a seleção mais difícil de que todos participaram. "O alto nível dos trabalhos apresentados, com propostas diversificadas, representando as várias correntes da música instrumental brasileira nos impressionou e realmente acarretará em uma mostra de grande importância para todos!", foram as palavras dos curadores.

Venham constatar a riqueza dos produtores culturais de Campinas e Região. Nos palcos, ruas, praças, salas de aulas, bares, em todos os cantos, as ondas sonoras da cultura musical brasileira estarão ressoando. Participem desta, que é a festa itinerante da música brasileira!


Oficinas:

• OFICINA ORQUESTRA JAZZ SINFÔNICA • faça sua Inscrição
Oficina Orquestra Jazz Sinfônica. Trabalhará repertório do importantíssimo arranjador e compositor Cyro Pereira sob regência do Maestro Rafael dos Santos e contará, além dos alunos, com o apoio de alguns professores da oficina como chefes de naipe (LUIZ AMATO; ÉSDRAS RODRIGUES; EMERSON DI BIAGGI; ADRIANA HOLTZ; NEY VASCONCELOS; MANÉ SILVEIRA; NAILOR PROVETA; DANIEL ALCÂNTARA; SIDNEI BORGANI).
Maestro - Rafael dos Santos – vagas (98)
Violinos (24); violas (12); violoncelos (12); contrabaixos (6); flautas (3); flautim (1); clarinetes (3); clarone (1); oboés (3); fagotes (2); sax soprano (1); saxofones alto (2); saxofones tenor (2); saxofone barítono (1); trompetes (4); trombones tenor (3); trombone baixo (1); trompas (4); tuba (1); pianos (2); contrabaixos elétricos (2); guitarras/violão (2); baterias (2); percussão popular (2); percussão sinfônica (2).
Horário de ensaios das 9:30h às 12h

OFICINA BANDA MARCIAL • faça sua Inscrição
Maestro – Adalto Soares e Sílvia Zambonini – vagas (50)
Sopros e Percussão
Horário de ensaios das 9h30 às 12h e das 14h30 às 16h30

• OFICINA DE BATERIA DE ESCOLA DE SAMBA • faça sua Inscrição
Oficina Bateria de Escola de Samba
Professores – Marcos Suzano e Chico Santana – vagas 50
Instrumentos de Percussão
Horários – das 10h às 12h

• OFICINA PRÁTICA DE CHORO • faça sua Inscrição
Professor - Alexandre Bauab – vagas 30 (sendo 15 por turma)
Todos os instrumentos
Horários – Turma 1 14h30 às 16h30 – Turma 2 16h30 às 18h30

• OFICINA PERCUSSÃO • faça sua Inscrição
Professores – Marcos Suzano e Chico Santana – vagas 30
Instrumentos de Percussão
Horário - 14h30 às 16h30

• OFICINA CORDAS • faça sua Inscrição
Professores Luiz Amato; Ésdras Rodrigues; Emerson Di Biaggi; Adriana Holtz; Ney Vasconcelos – vagas 60
Interpretação em instrumentos de corda da Música Brasileira com enfoque nas articulações e aspectos rítmicos.
Instrumentos de cordas (Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo Acústico)
Horário 16h30 às 18h30

• OFICINA MARACATÚ • faça sua Inscrição
Professor Cléber Almeida – vagas 30
Instrumentos de Percussão
Horário – 16h30 às 18h30

• OFICINA METAIS • faça sua Inscrição
Professor Sidnei Borgani – vagas 30
Instrumentos de Metal
Horário – 16h30 às 18h30

• OFICINA CHORO AO PIANO • faça sua Inscrição
Professor Laércio de Freitas – vagas 20
Instrumentos – Piano
Horário – 16h30 às 18h30

OFICINA PRÁTICA DE CONJUNTO • faça sua Inscrição
Professores - Laércio de Freitas, Mané Silveira, Nailor Proveta, Daniel Alcântara e Cléber Almeida – vagas (160)
Os alunos interessados serão selecionados em 05 classes com 3 grupos cada, que permanecerão fixos durante o festival. Ao contrário da dinâmica de grupo tradicional, onde o grupo trabalha com um mesmo orientador, aqui, cada classe trabalhará cada dia com um orientador diferente, todas com um mesmo repertório, proporcionando desta forma vivenciar 5 abordagens diferentes durante o festival.
Instrumentos: piano (15); baixo (15); bateria (15); percussão (15); guitarra/violão (15) - 85 vagas para outros instrumentos, sopros (madeiras e metais), cordas (friccionadas e dedilhadas), percussão (teclados), sanfona, voz, etc.
Horário - 14h30 às 16h30

Campinas, 01 de maio de 2010

PAULO FLORES E PAULO BRAGA
Coordenadores do IX Brasil Instrumental
Ler mais

IV Bienal de Música Brasileira Contemporânea de Mato Grosso


A Bienal de Música Brasileira Contemporânea de Mato Grosso vem, desde sua primeira edição, ampliar o espaço da música de concerto no Brasil realizando este evento que proporciona a estudantes e profissionais em música a oportunidade de aprimoramento.

A Quarta Bienal continua o importante trabalho em divulgar a música erudita contemporânea brasileira e seus afluentes. É esta música erudita, e principalmente a brasileira, a responsável em balizar a produção musical como um todo, pois sua experimentação e a busca de novas sonoridades abrem os caminhos para a inovação.

As três Bienais anteriores foram grandes sucessos de público e crítica. Nesta edição, além da homenagem ao ilustre compositor Almeida Prado, considerado um dos maiores expoentes da música contemporânea do Brasil, contaremos com uma rica programação de concertos, palestras e mesas-redondas. Entre as obras selecionadas para os concertos, teremos a estréia de jovens compositores provenientes de universidades como forma de incentivar a nova geração.

Hoje, a Bienal de Música Brasileira Contemporânea de Mato Grosso é referência dentro das sociedades mundiais de música contemporânea, atuando como um veículo de difusão de obras novíssimas dentro do cenário brasileiro de música de concerto.

Nesta edição estarão homenageando o compositor José Antônio Rezende de Almeida Prado que é considerado um dos expoentes da criação musical brasileira da atualidade. Saiba mais clicando aqui!


Acesse: http://www.bienalmt.com.br/

Ler mais

Profa. Teresinha Prada recebe Prêmio


Com imensa satisfação, anunciamos que a violonista, pesquisadora e professora Teresinha Prada acaba de ganhar um importante prêmio.

A FUNDAÇÃO NACIONAL DE ARTES publicou a PORTARIA nº 200, DE 22 DE JUNHO DE 2010 que concede o PRÊMIO FUNARTE DE PRODUÇÃO CRÍTICA EM MÚSICA a 10 contemplados no Brasil todo, entre os quais à professora do Departamento de Artes e do Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea - I.L./ UFMT, profa. dra. Teresinha Rodrigues Prada Soares, pelo trabalho "Gilberto Mendes: Vanguarda e Utopia nos Mares do Sul", fruto de sua pesquisa de Doutorado em História da Cultura, na USP.

Além do Prêmio Funarte, a professora terá seu livro publicado pela editora Terceira Margem, de São Paulo.

Parabéns professora!
Nosso orgulho!
Ler mais

III Festival de Percussão UFBA



Começa, no dia 20/07, o III Festival de Percussão 2 de Julho, que trará a Salvador nomes de referência para a percussão no Brasil e no mundo.

O festival conta com a estreia de mais uma dezena de obras---além da apresentação de uma série de outras peças já estreadas---para as mais diversas formações instrumentais envolvendo a percussão.

Dentre as estreias, as composições de vários compositores colaboradores da OCA: Na quarta-feira, dia 21, às 20h, no ICBA, o concerto é dedicado ao repertório de compositores baianos de música contemporânea para percussão e voz. Os compositores da OCA, Alexandre Espinheira, Alex Pochat, Marcos di Silva,Paulo Costa Lima e Paulo Rios Filho, terão obras inéditas executadas nesse concerto.

Além disso, Paulo Costa Lima (com Ziriguidum, na terça), Joélio Santos (com Juna, na terça) e Paulo Rios Filho (com Labisane, na quarta e Trasmigrante, na sexta) participam com outras peças durante o Festival.

CONCERTOS

TERÇA-FEIRA 20.07 - 21h - Reitoria da UFBa
Lançamento do CD do Grupo de Percussão da UFBa
Grupo de Percussão da UFBa
Coquetel


QUARTA-FEIRA 21.07 - 20h - Goethe Institut
Conjunto de Percussão da UFBa
Grupo de Percussão da UFBa: “Projeto Baianos Vivos - Canto e Percussão”


QUINTA-FEIRA 22.07 - 20h - Goethe Institut
Aquim Sacramento
Eduardo Túlio
Grupo de Percussão da UFU


SEXTA-FEIRA 23.07 - 14h - Goethe Institut
Grupo Wadodaiko

20h - Goethe Institut
Érica Sá
Humberto Monteiro
Fernando Hashimoto


SÁBADO 24.07 - 14h - Goethe Institut
César Traldi. Concerto comentado sobre práticas interpretativas mediadas

20h - Goethe Institut
Gilmar Goulart
Joaquim Abreu
Antônio Barreto
Gilberto Santiago


DOMINGO 25.07 - 20h - Reitoria da UFBa
Encerramento:
Jorge Sacramento
James Armstrong (USA)
Puzzlensemble (Portugal)

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

QUARTA-FEIRA 21.07

Escola de Música da UFBa
14h Inscrições
15h Palestra de abertura: Professora Alda Oliveira. Tema: A história da ABEM.


QUINTA-FEIRA 22.07

Escola de Música da UFBa
9h Palestra: Fernando Hashimoto. Tema: Concertos Brasileiros para Percussão
10h Palestra Gilmar Goulart Tema: A história da marimba
14h Master Class Clarineta: Professor Bruno Graça

Goethe Institut
14h Master Class: Professor Luiz Ferreira (Portugal)


SEXTA-FEIRA 23.07

Goethe Institut
9h Palestra: Eduardo Túlio. Tema: Pesquisa pré-liminar sobre a história da percussão erudita no Brasil
10h30min Master Class: Fernando Hashimoto
15h Master Class: Joaquim Abreu. Tema: Processo de preparação de uma peça múltipla


SÁBADO 24.07

Escola de Música da UFBa
9h Reunião para a criação da Associação dos Percussionistas do Brasil
10h30min Vivência de Capoeira Angola com Mestre Lua
16h Ives Sahar. Oficina: técnicas de Tabla Árabe

Goethe Institut
14h César Traldi. Concerto comentado sobre práticas interpretativas mediadas


DOMINGO 25.07

9h Prática de Maracatú com Professor Antônio Barreto no pátio da EMUS
10h30min Prática de samba-afro com o maestro do Cortejo Afro Eden Paulo
Ler mais

Festival de Música Experimental


O II Festival Ibrasotope de Música Experimental ocorrerá de 27 de julho a 02 de agosto de 2010 no Centro Cultural São Paulo - CCSP, Centro Cultural da Juventude - CCJ e na sede do Ibrasotope. O evento reúne grupos e artistas que atuam no campo da música experimental, proporcionando um panorama do que é produzido na área. A programação conta com shows, eventos performáticos, concertos, conversas e oficinas que valorizam a diversidade de abordagens e posturas estéticas.

Artistas e grupos convidados: Valério Fiel da Costa (PB), GHSerpa & Peter Gossweiller (SC), Nmenos1 (SP), -notyesus> (RJ), Leo Alves Vieira & Marcos Campello (RJ), o trio Thomas Roher-Antonio Panda Gianfrati-Michelle Agnes (SP), Pan&Tone (RS), Livio Tragtenberg (SP), Marcos Scarassatti (MG), Duo Henrique Iwao-Mário Del Nunzio (SP), L. C. Csëko & Batukadanárqica (RJ) e Hrönir (PE).

Mais informações sobre a programação aqui: http://www.ibrasotope.com.br/festival/festival/programacao.html ou aqui: http://ibrasotope.blogspot.com/

O Festival, nesta segunda edição, foi contemplado com o prêmio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo – Proac.

Em uma das apresentações, teremos um concerto de música eletroacústica, cuja chamada para obras eletroacústicas inéditas (preferencialmente compostas para a ocasião) está aberta. Façam algo, até o dia 18: http://www.ibrasotope.com.br/festival/festival/chamadas.html




Programação

a) Apresentações

27/07 - terça-feira - 20h - CCSP
Valério Fiel da Costa - “Obras Sacras?!”
GHSerpa & Peter Gossweiler

28/07 - quarta-feira - 20h - CCSP
N-1 - "Metaremix" e "Surfing in Turntables"
-notyesus>

. . . . . . . . . . . . . . .

29/07 - quinta-feira - 20h -sede do Ibrasotope
Música Eletroacústica (compositores que responderam à chamada de peças)

1) Alexandre Torres Porres (PR/SP/Canadá) - Vinheta Festiva [2010]
2) Elias Cheika Júnior (SP) - The Sea [2010]
3) Luciano Campbell (MT) - Enleio Flutuante [2009]
4) A Vantagem de ser parasita (SP) - buço e cisne ancião mezehcice - camaratumico [2010]
5) A Vantagem de ser parasita (SP) - bando jacolim - colimbanjada 02 [2010]
6) Aquiles Guimarães (SP) - Overlap [2010]
7) Paulo Dantas (RJ) - febresonhofluxoágua [2007-10]

Intervalo

8) Rodolfo Valente (SP) - Um Dia Feliz [2010]
9) Muep Etmo (SP) - N.M.E.M. [2010]
10) Eduardo Patrício (PR) - Marina [2010]
11) Henrique Iwao (SP) - Brit Pop [2010]
12) Tomás Gonzaga (RJ) - Livara Del Wacka Laya Neema [2010]
13) Vanessa De Michelis (MG) - Flaneur na Cidade [2010]

. . . . . . . . . . . . . . .

30/07 - sexta-feira - 20h - CCJ
Livio Tragtenberg - “Sonoras Pessoas”
Thomas Rohrer, Antonio Panda Gianfratti & Michelle Agnes

31/07 - sábado - 20h - CCJ
Marco Scarassatti - “Obscurum per obscurius, ignotum per ignotius”, do pequeno livro de
emblemas sonoros.
Duo Henrique Iwao-Mário Del Nunzio

01/08 - domingo - 18h - CCJ
L. C. Csëko & Batucadanárqica - “Interfaces 27”
Hrönir - “HOCH”

02/08 – segunda-feira - 20h – Ibrasotope
Leo Alves Vieira & Marcos Campello - "Alice na Cidade Maravilhosa"

b) Sessões de conversação: conversas sobre música experimental, com os artistas convidados pelo festival.

31/07 - sábado - 15h - CCJ
Thelmo Cristovam, L. C. Csëko, J. P. Caron, Valério Fiel da Costa (apresentação).

01/08 - domingo - 15h - CCJ
Marco Scarassatti, Batavinho, Michelle Agnes, Mário Del Nunzio (apresentação).

c) Oficinas (no CCJ)

A. Marco Scarassatti - Plásticas Sonoras (27 e 29/07 - 10h às 13h)
B. Adriano Monteiro - Criação de Instrumentos para Música Eletrônica (27 e 29/07 - 14h às 17h)
C. Lívio Tragtenberg - Onde está o experimental? (28 e 30/07 - 10h às 13h)
D. Pan&Tone - Circuit Bending: o que É, o que Faz e Como se Faz (28 e 30/07 - 14h às 17h)

Locais

Ibrasotope: R. Januário Miraglia, 43, São Paulo.
CCSP: R. Vergueiro, 1000, São Paulo.
CCJ: Av. Dep. Emílio Carlos, 3641, São Paulo.

Inscrições oficinas: (11) 3984-2466.

-----------
Ler mais

Mestres In Concert

Escola de Artes da UFMT apresenta Mestres In Concert Escola  de Artes da UFMT apresenta Mestres In Concert O espetáculo “Mestres in Consert” promovido pela Coordenação de Cultura e a Escola de Artes da UFMT será realizado nesta quinta-feira (08), às 20h, no Teatro da UFMT, o show terá uma homenagem especial aos pais do samba de raiz Carlota, Noel Rosa e Pixinguinha. O ingresso será um quilo de alimento não perecível que deverá ser trocado no teatro, antes do espetáculo.

O evento tem o intuito de mostrar à sociedade o talento dos professores da Escola de Artes na área de música. Serão 12 obras selecionadas e executadas pelos professores: Simone Miranda (piano), Kadmo Zambon (teclado), Ricardo Porto e Joanito Santos (violão), Alda Araújo e Cláudia Menezes (voz), Vanessa Costa e Josué Shimabuco (dança), Lúcia Palma (interpretação) e pelo convidado Marcelo Mendonça (percussão).

Mais informações: (65) 3615 8358.
Ler mais

Prof. Victorio em Concerto no Festival de Campos do Jordão



Concerto dos Bolsistas de Composição do Festival de Internacional de Inverno de Campos do Jordão



Grupo de Câmara residente e estreia de obras

Parte dos bolsistas do curso de composição terá suas obras estreadas no Festival. Para essas estreias, o Festival conta com a participação de um Grupo de Câmara formado por músicos especializados em novas técnicas instrumentais.

ROBERTO VICTÓRIO
regência

ELIANE TOKESHI
violino

FABIO PRESGRAVE
violoncelo

CÁSSIA CARRASCOZA
flauta

LUIS AFONSO MONTANHA
clarinete
LÍDIA BAZARIAN
piano

CARLOS TARCHA
percussão



Repertório:

FERNANDA AOKI NAVARRO
Consolo na praia

GUILHERME BERTISSOLO
Supernovas, ondas, partículas e buracos negros


GUSTAVO PENHA
Entorno de nenhum nenhuma


IVAN EIJI SIMURRA
Ambientes ou salas que refletem percepção


JOSÉ HENRIQUE PADOVANI
Impedance


MARCÍLIO ONOFRE
Inane II


MAX PACKER
...na vizinhança acordam, já que um vazio em movimento...


SÉRGIO RODRIGO LACERDA
Aquarello tintas diluídas em água


os ingressos são gratuitos!
Comprar

18 de julho de 2010 as 11h00
Auditório Claudio Santoro - Av. Dr. Arrobas Martins, 1880
Alto da Boa Vista - Campos do Jordão, SP
(12) 3662-2334


Além de reger o grupo de camara para as estreias dos alunos, Victorio terá sua obra Chronos III (para violoncelo e cordas) estreada pela Camerata Fukuda no dia 08 de julho de 2010.

Camerata Fukuda




Ler mais

Livro - O Discurso dos Sons, caminhos para uma nova compreensão musical






O Discurso dos Sons:
caminhos para uma nova compreensão musical
por Nikolaus Harnoncourt


A música dos séculos passados - em particular a música barroca - é uma língua que o músico do século XX, assim como o intérprete e o ouvinte, deve reaprender para compreender e transmitir o discurso dos sons. Esta pesquisa sobre a história da música antiga e seus instrumentos, os problemas de notação, de tempo, de ornamentação, de articulações, mas também sobre a função social da música e dos músicos, se inscreve nesta ótica. .

ISBN: 8571101221
ISBN-13: 9788571101227
Livro em português
Brochura
1ª Edição - 1988






Ler mais
 
Site Meter