Colóquio sobre Educação Musical Especial e Inclusão



O Colóquio sobre Educação Musical Especial e Inclusão, aberto ao público, será realizado no Auditório do Instituto de Linguagens nos dias 01 e 05 de julho de 2010, as 14:00 h. Tem como objetivo discutir questões relativas à aprendizagem musical de alunos, ao desafio da inclusão na educação musical escolar, à formação dos educadores, ao apoio pedagógico e às adaptações necessárias para alunos com necessidades especiais.

No dia 05 contará com duas apresentações musicais de alunos da APAE Cuiabá e da Escola Estadual de Educação Especial Célia Rodrigues Duque de Várzea Grande.

O evento é promovido pelo Departamento de Artes e pelo Núcleo de Inclusão e Educação Especial - NIEE, cuja equipe de organização e execução é composta pelos seguintes alunos do Curso de Licenciatura em Música: Alecssandro Leandro da Silva, Alessandro Correa da Silva, Carlos Renato Leite, Carolina Miranda Barros, Carminda Luzia de Almeida, Damaris P. da Trindade Nobre, Edislene Conceição dos Reis, Fabiana Borges Louredo, Ivete M. Laux Perón, Josemeri Arruda Crispim, Kalinca N. de Souza Araújo, Luciano Campbell, Renan Ribeiro Moraes e William Ortega Ferreira.


INFORMAÇÕES

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento, no dia 01 de Julho das 13:30 as 14:00 h. Os participantes com 100% de frequência terão direito ao certificado.

Coordenação: Profª Eda do Carmo Pereira Garcia – edadocarmo@terra.com.br

65- 36158406
65- 36158427
Ler mais

Livro - Fundamentos da Composição Musical




Fundamentos da Composição Musical

por Arnold Schoenberg

Terceiro dos grandes tratados didáticos de teoria e prática escritos por Arnold Schoenberg, pensado e organizado entre 1937 e 1948, a partir de uma experiência do autor com universitários nos Estados Unidos, esta obra procura suprir os conhecimentos musicais que Schoenberg acreditava essenciais aos músicos; as técnicas e os métodos construtivos tradicionais e o amplo e íntimo conhecimento da literatura musical mundial.A tradução e as notas tornam a leitura acessível e atual, colocando-a num contexto mais geral, estabelecendo comparações entre o ponto de vista de Schoenberg e de outros autores importantes como W. Fischer e Goetchius.O tradutor, Eduardo Seincman, é compositor e professor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP.

ISBN: 8531400457
ISBN-13: 9788531400452
Livro em português
Brochura
3ª Edição - 2008




Ler mais

Livro - Tratado de Regência






Tratado de Regência aplicada à orquestra,
à banda de música e ao coro

por Raphael Baptista

Regência é a arte de conduzir um grupo de músicos através dos gestos. Tendo apenas esse parâmetro como definição, parece simples o que os grandes regentes fazem diante de uma orquestra. Porém, atrás dessa mímica estão contidos vários elementos, como fraseado e expressão, sem os quais os movimentos corporais, marcando simplesmente o andamento, não conseguiriam extrair a verdadeira essência da obra executada. 'Ttratado de regência', além de ensinar os gestos, apresenta valores de expressão artística que todo regente, seja de orquestra, banda ou coro, deve possuir.

Ler mais

Livro - A Comunicação Gestual na Regência de Orquestra





A Comunicação Gestual na Regência de Orquestra
por José Viegas Muniz Neto

Este livro analisa a comunicação dos gestos regênciais do maestro de orquestra, sua decodificação e a transmissão das significações de toda escritura musical no ato de reger. Os gestos são vistos como linguagem não-verbal que exprime as exigências da dinâmica compostas nas partituras, composições estas que formam os signos atuais aceitos universalmente pelos estudiosos da música. Nesta obra, o autor deixa fluir os pensamentos como se estivesse vivenciando numa sala de aula as circunstâncias mais imediatas e intuitivas acerca do relacionamento do regente com uma orquestra.

Ficha Técnica:

ISBN: 8585596112
ISBN-13: 9788585596118
Livro em português
Brochura
2ª Edição - 2003
156 pág.






Ler mais

Roda das Artes em Chapada dos Guimarães


A ASSIM – Associação Independente de Música/MT, juntamente com o JáCafé, espaço cultural situado em Chapada dos Guimarães, terá todo sábado durante o Festival de Inverno, à partir do dia 26 de Junho de 2010, uma roda de música, a Roda de Compositores.

O espaço que é reduto de gente bacana e sempre oferece opções culturais de qualidade, mais uma vez inova na programação e oferece o que há de melhor na produção da música matogrossense contemporânea.

O conceito é simples: todos que tocam na roda são também alguns dos melhores compositores da atualidade, que em uma roda informal mostrarão suas canções. E, por isso, o repertório será todo novo e diferenciado. Gostou?

Veja o time que dá vida ao projeto: Paulo Monarco, Luciana Bonfim, Bionne, Vera Capilé, Urutau, André bambino, Estela Ceregatti, Mandala Soul, Os Viralata, Samuel Smith, Paulah dos Anjos, Luth Peixoto, Anderson Cobra entre outros convidados.

A roda acontecerá paralela a programação do Festival do Inferno, sempre aos sábados a partir das 21h. Não perca!

Na roda de hoje estarão Paulo Monarco, Anderson Cobra, Luciana Bonfim e convidados.



Roda de Compositores ASSIM no JáCafé


Rua dos Coroados, 820 - Aldeia Velha (Rodovia Emanuel Pinheiro, sentido Cuiabá/Chapada);

Aos sábados, de 26/06 à 17/07, sempre das 21h00min às 00h00min;

Informações e reservas: (65) 9981 8206 com Alba e 9604 8002 com Carolina;

Entrada: R$ 5,00 reais
Ler mais

Fotos - Concerto de Música Contemporânea na RedeCO3

Concerto de Música Contemporânea
realizado no dia 17 de junho
encerramento do I Simpósio da Rede Centro-Oeste de
Pesquisa em Arte, Cultura e Tecnologias Contemporâneas





Concerto de Obras Contemporâneas:


Fronteiras (Cristina Dignart) estréia mundial

Ataques Percussivos (Ticiano Rocha) estréia mundial

Linhas Híbridas (Cristina Dignart)





Teresinha Prada





. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Sensembow




Sete Vocalizes Cantantes (Roberto Victorio)

1. Leve
2. Flutuando
3. Saltitando
4. Animado
5. Cantando
6. Nas Nuvens
7. Lento e Misterioso

com o grupo Sensembow
formado por:
Daniel Baier (vibrafone)
Grazielle Louzada (sax)
Luciano Campbell (guitarra elétrica)
Nelsindo de Moraes (contrabaixo)

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Grupo de Percussão do Depto. de Artes da UFMT




Membrana (Ronald Brown)
Tom-Tom Foolery (Alan Abel)
Impressionato (Judy M. Mathis)

com o Grupo de Percussão do Departamento de Artes
formado por
Alex Teixeira
Ricardo Kalan
Francisval Costa
Wender Couto
Tarcísio Sobreira
Ler mais

Livro - Música Eletroacústica, uma introdução ilustrada



Música Eletroacústica: uma introdução ilustrada

por Eloy Fritsch


Os conteúdos desse livro são, na maioria, introdutórios, destinados a estudantes, músicos, compositores e iniciantes no tema da música eletroacústica, abrangendo tópicos relacionados à síntese sonora, estética, história, compositores, obras musicais, instrumentos eletrônicos, técnicas de síntese e aplicações da linguagem Max/MSP. Esta obra é acompanhada de um DVD com composições eletrônicas de vanguarda para audição em sistema surround 5.1.





Ler mais

Livros serão disponibilizados aqui no site!


Estaremos publicando ao longo do tempo diversos livros sobre Música para consulta aqui mesmo no site. Aproveite para colocar sua leitura em dia!

Socialize o conhecimento!
Essa semana indicamos o livro Música Maximalista escrito pelo compositor Flo Menezes.
Boa leitura!



Música Maximalista

por Flo Menezes


A obra apresenta uma coletânea de artigos escritos por Flo Menezes. Muitos dos textos são inéditos, outros foram publicados em veículos nacionais e estrangeiros. O tema que os une é a música de vanguarda: em blocos de textos, ele discorre sobre as vanguardas históricas - Schoenberg, Berg e Webern -, passa pelas referências históricas da vanguarda - Cage, Boulez, Stockhausen, entre outros -, até chegar na música eletroacústica, da qual aborda a história e a estética.






Esta página está

em fase de testes!

Ler mais

Quinteto Latino Americano de Sopro da Paraíba




A OBRA DE CLÁUDIO SANTORO E GUERRA PEIXE
Quinteto Latino-Americano de Sopros da Paraíba



O projeto Sonora Brasil tem como principal vertente a formação de ouvintes musicais através da abordagem da história musical brasileira, apresentando aos espectadores artistas e pesquisadores que o mercado musical tradicional e o atual circuito dito ‘‘alternativo’’ não contempla.

Considerando a metodologia de desenvolvimento do projeto, estruturada na segmentação temática de seu conteúdo, neste ano de 2010 serão abordadas as várias vertentes composicionais, características marcantes, semelhanças e diferenças entre os compositores Cláudio Santoro e Guerra Peixe. Nesta primeira etapa receberemos o Quinteto Latino Americano de Sopro da Paraíba.


24/junho - às 20h
Teatro do SESC Arsenal
Entrada Franca




O Quinteto Latino Americano de Sopros é formado por professores do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e desde 1978 o grupo utiliza em seu repertório obras de diferentes estilos e épocas, incursionando na música popular e erudita, com atenção especial na divulgação de arranjos da música latino americana e de obras inéditas dos compositores nordestinos. O resultado do trabalho tem sido aclamado pela crítica e público, agradando as plateias mais exigentes. Em sua formação atual, o quinteto conta com Gustavo de Paco de Gea (flauta), João Johnson dos Anjos (oboé), Carlos Ribeiro (clarinete), Heleno Feitosa – Costinha - (fagote), e Cisneiro Andrade (trompa).

Em sua trajetória musical o quinteto já participou em gravações de CDs de compositores renomados, como Leandro de Carvalho, José Alberto Kaplan, Eli-Eri Moura, Dimas Sedícias, Sivuca e outros. Além da atuação camerística, o Quinteto Latino Americano também tem grande atividade acadêmica, participando de importantes festivais nacionais e internacionais, a exemplo do Sonora que já é a sua segunda participação, pois integrou os conjuntos musicais no primeiro ano do projeto (1998).




O projeto SONORA BRASIL – Formação de Ouvintes Musicais é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil.

Em sua 13ª edição o projeto apresenta como tema MÚSICA BRASILEIRA DO SÉCULO XX – A OBRA DE CLAUDIO SANTORO E GUERRA-PEIXE. Esses dois compositores cumpriram importante papel na estruturação das bases da música erudita contemporânea no Brasil a partir da relação que mantiveram com o Movimento Música Viva, que a partir de 1939 movimentou a cena musical do país sob a liderança de H. J. Koellreutter, com o objetivo de estudar e difundir o dodecafonismo, técnica de composição que naquela época representava a vanguarda musical na Europa.

Em quatro etapas o projeto apresenta quatro formações distintas que apresentarão a obra dos dois compositores em programas que buscam mostrar a evolução de suas obras, confrontando o período em que se dedicaram ao dodecafonismo com o período posterior, o nacionalismo, em que buscaram valorizar elementos da música genuinamente brasileira. Representando três estados do Brasil e o Distrito Federal, o Quarteto de Brasília (DF), o Quinteto Latino-Americano de Sopros (PB), o Quinteto Leão do Norte (PE) e o Conjunto GYN Câmera (GO), realizarão os concertos em mais de 90 cidades do país.

Cumprindo sua missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial, o SONORA BRASIL consolida-se como o maior projeto de circulação musical do Brasil. Em 2010 são 340 concertos, a maioria em cidades distantes dos grandes centros urbanos. A ação possibilita às populações o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira, e contribui de forma significativa para o conjunto de ações desenvolvidas pelo SESC com vistas à formação de platéia. Para os músicos, propicia uma experiência ímpar, colocando-os em condição privilegiada para a difusão de seus trabalhos e o consequente estímulo a suas carreiras.

O projeto SONORA BRASIL busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.


24/junho - às 20h
Teatro do SESC Arsenal
Entrada Franca
Ler mais

Concerto CHAKUMTEKA KISUMDU - Grupo de Percussão da UFMT


SESC Instrumental apresenta:

CHAKUMTEKA KISUMDU
com Grupo de Percussão do Departamento de Artes da UFMT

26 e 27/06 - 20h
Teatro do Sesc Arsenal
Entrada: 1 litro de leite longa vida

O projeto SESC Instrumental MT, criado em 2008, propõe shows de grupos ou artistas solo que orientem seu trabalho principalmente para a música instrumental, demonstrando a riqueza dos estilos da criação brasileira e mundial nessa arte. A proposta surgiu com o intuito de dar espaço à produção instrumental, que é resultado de um processo de pesquisa. O projeto pretende também despertar a atenção das pessoas para a música instrumental, sensibilizando um público que, apesar de segmentado, vem crescendo cada vez mais.


Francisval Costa

Estela Ceregatti

Wender Couto

Alex Teixeira

Josemar Augusto

John Stuart

Tarcisio Sobreira

Ricardo Kalan
Ler mais

Espetáculo "Gatos, Bocas & Divas"


“GATOS, BOCAS & DIVAS” - O SHOW

Esse é o nome do show-concerto que marca o tão esperado encontro do Boca de Matilde e Alma de Gato. Os dois grupos vocais mais badalados da cidade vão finalmente se encontrar no palco do Teatro do Sesc Arsenal de 2 a 4 de julho de 2010. A espectativa é muito grande e os fãs já se mobilizam para garantir ingresso neste espetáculo, que deverá ter todas as 3 sessões completamente lotadas.

Além das belas vozes do Alma de Gato e do Boca de Matilde, os dois grupos apresentam 5 cantoras especialmente convidadas, que são verdadeiras divas na arte de cantar: do Rio de Janeiro virá a contralto Jane Acosta, de Brasília a soprano Clara Beatris e de Cuiabá a soprano Laís Epifânio, a mezzo soprano Maidi Dickmann e a contralto Rita Cássia. Todas elas têm uma história importante no cenário musical cuiabano e são muito queridas do público que, certamente, deve estar com saudades de ouvir essas lindas vozes.

O show-concerto “Gatos, Bocas & Divas” abre com “O Canto das Divas”, uma vinheta musical especialmente arranjada por Gilberto Nasser e Jefferson Neves para as cinco cantoras, que surgem maravilhosas quando se abre o pano e dão o tom de grandiosidade ao espetáculo. Entre as performances do Boca e do Alma, que trazem um repertório surpreendente, ouviremos solos emocionantes com as cinco divas: “Segue o Teu Destino” com texto de Fernando Pessoa e música de Sueli Costa; “Habanera” da ópera “Carmem” de George Bizet; “Cara Valente” de Marcelo Camelo e que foi sucesso na voz de Maria Rita; “Hino ao Amor” de Edith Piaf e “Canción de Mar” no melhor estilo portenho. No final, os dois grupos se juntam para cantar “Cores Vivas” de Gilberto Gil e “Na Carreira” de Edu Lobo e Chico Buarque.

Quem for a este show-concerto, também vai ouvir uma peça erudita contemporânea do compositor cuiabano Gilberto Nasser, que é neto da compositora Zulmira Canavarros e também canta e faz a direção cênica no Alma de Gato. Trata-se da “Missa Florida” em 5 partes: Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus-Benedictus e Agnus Dei, totalmente à capela. A obra é dedicada em memória de Floriano Nasser, pai do compositor. Não existe uma pesquisa sobre este tema, mas talvez seja esta a primeira e única “missa” composta por um compositor cuiabano. Gilberto é físico de formação e músico autodidata.

Neste espetáculo, Alma de Gato e Boca de Matilde homenageiam três grandes nomes da música vocal em Mato Grosso, dedicando o show “Gatos, Bocas & Divas” a Benedito Epitácio França, Carlos Taubaté e Naíse Santana. Um tributo mais do que justo a esses mestres e amigos que dignificam a arte de cantar.
Ler mais

Viagem Sonora Brasileira - Afro Luso Tupiniquins

Coral Infanto-Juvenil da UFMT e Coletivo Ninhal

Dias 17 e 18 de junho
Jardim do SESC Arsenal
as 18:00 horas

Entrada Franca

O espetáculo “Afro-Luso-Tupiniquins: Viagem Sonora Brasileira” mergulha na cultura regional brasileira. A idéia do show surgiu do nosso pensamento enquanto educadores musicais, observando a falta de conhecimento da população, de modo geral, quanto às manifestações culturais de nosso país que é tão rico neste quesito.

Dando enfoque à tradição oral brasileira, a pesquisa resultou na coleta de canções riquíssimas com sonoridades únicas e possibilidades de arranjos musicais incríveis. Não bastasse isso uma boa dose de tradições que envolvem danças, lendas, costumes e outras tantas manifestações culturais que mostram a cara de um país que se fez, principalmente, na mistura de indígenas, portugueses e africanos, e por isso se tornou tão singular.

Por meio de novos arranjos que reúnem voz, instrumentos convencionais e alternativos, queremos que o público conheça um pouco desse Brasil de canções e ritmos, cheiros e gostos, coisas simples, silenciosas e pequenas em um universo de refinada sensibilidade que poucas vezes é apreciado com o devido valor, mostrando que é possível trazer aos palcos o tradicional sem a justificativa do resgate cultural mas sim numa visão mais contemporânea de suas possibilidades artísticas.
Ler mais

Encerramento do Simpósio Rede CO3

Encerramento do Simpósio Rede CO3

Dia 17 de junho
18h30 - auditório 1 do ICHS


acesse o site

Concerto de Obras Contemporâneas:

Fronteiras (Cristina Dignart) estréia mundial

Ataques Percussivos (Ticiano Rocha) estréia mundial

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Sete Vocalizes Cantantes (Roberto Victorio)

com o grupo Sensembow

formado por:
Daniel Baier
Grazielle Louzada
Luciano Campbell
Nelsindo de Moraes

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Membrana (Ronald Brown)
Tom-Tom Foolery (Alan Abel)
Impressionato (Judy M. Mathis)

com o Grupo de Percussão do Departamento de Artes

formado por
Alex Teixeira
Ricardo Kalan
Francisval Costa
Wender Couto
Tarcísio Sobreira
Ler mais

I Simpósio (Rede CO3) Arte, Cultura e Tecnologias


Data: 16 e 17 de junho

O I Simpósio da Rede Centro-Oeste de Pesquisa em Arte, Cultura e Tecnologias Contemporâneas reúne pesquisadores (as), professores (as), artistas e estudantes de diversas áreas de conhecimento para a reflexão sobre temas, problemas e desafios que caracterizam a pesquisa interdisciplinar nessa região.

Com o simpósio, são esperados os seguintes resultados:

1) Instalação da Rede Centro-Oeste de Pesquisa em Arte, Cultura e Tecnologias Contemporâneas, materializando esforços para elaboração de programa comum de pesquisa entre docentes da UNB, UFG, UFGD e UFMT;
2) Fortalecimento do Centro-Oeste como polo de produção e difusão de conhecimentos e pesquisas em arte, cultura e tecnologias;
3) Difusão dos resultados das pesquisas desenvolvidas nos quatro programas de mestrado envolvidos por meio de publicação do material selecionado pela comissão científica e, posteriormente, submetido a edital da FAPEMAT.


Inscrições

Para apresentação de trabalho:

* Os interessados devem enviar solicitação de inscrição para o e-mail rede.co3@gmail.com contendo:
Dados pessoais: Nome completo; Filiação acadêmica/Institucional; Curso/Área de formação; Titulação; Endereço completo; Telefone; E-mail para contato.
Dados do trabalho: Título; Autores; Instituição; Agência de fomento; Resumo (até 300 palavras); Palavras-chave (de 3 a 5, separadas por ponto e vírgula).
* Data final de envio de resumo: 11/06.
* Data de recebimento do resultado: 12/06.

* Poderão apresentar trabalhos estudantes de pós-graduação e graduados;

* Cada inscrito poderá apresentar apenas 1 (um) trabalho em 1 (um) Grupo de trabalho.

* O certificado de apresentação será fornecido somente se o trabalho for apresentado pelo autor, não sendo aceitas apresentações feitas por terceiros;

* O resumo deve conter até 300 palavras, constando Título, Autores (com inclusão do orientador), Filiação institucional, Texto do resumo.

* Serão publicados no blog, posteriormente, apenas os textos completos, a serem enviados até o dia 30/07, apresentados durante os GT’s.

* Não haverá cobrança de taxa para inscrição no evento.

Destaque!

Os melhores trabalhos, selecionados pela comissão científica, serão agrupados na forma de livro para submissão posterior a edital de publicações da FAPEMAT.

Para ouvintes:

* Os interessados devem enviar solicitação de inscrição na categoria ouvinte, por meio de e-mail contendo nome, filiação institucional e nível de formação ao endereço rede.co3@gmail.com. Até o dia 15/06/10

* Inscrições presenciais poderão ser efetuadas com até 01 (uma) hora de antecedência no local do evento somente nos dias 16 e 17/06/10.

* Não haverá cobrança de taxa para inscrição no evento.


Informações

Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
Instituto de Linguagens / ECCO
Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367, sala 44/IL
Bairro Boa Esperança
Cuiabá-MT – 78060-900

Telefone: (65) 3615-8428
Fax: (65) 3615.8413

E-mail: rede.co3@gmail.com
E-mail Alternativo: ecco@ufmt.br | eccodiego@ufmt.br

Ler mais

Festival de Música de Ourinhos


O Festival de Música de Ourinhos acontece de maneira ininterrupta há dez anos no mês de julho, unindo ações voltadas à educação musical (cursos, palestras e grupos de discussão sobre o ensino da música) com apresentações musicais de diversos gêneros, num olhar sem preconceitos sobre a música de qualidade, com ênfase na música instrumental. Tem a duração de oito dias e a décima edição está prevista para acontecer no período de 18 a 25 de julho de 2010. Serão oferecidos cerca de 40 cursos, além de workshops, exposições, palestras, exibição de filmes e espetáculos de dança e teatro, além de shows e concertos.

Além do objetivo de incentivar o estudo e técnica do instrumento, o Festival propicia a troca de experiências culturais entre os participantes, ampliando horizontes.




Inscrições

Serão aceitas no período de 01 a 30 de junho de 2010, impreterivelmente (data do e-mail ou fax). Para se inscrever é necessário preencher a ficha de inscrição e pagar a taxa correspondente, mediante depósito em dinheiro para:

  • Associação de Alunos e Pais da Escola Municipal de Música de Ourinhos
    Banco: Caixa Econômica Federal
    Agência: 0327
    Conta: 003-00741-5

Você pode se inscrever:

  1. E-mail
    Preencha a Ficha de Inscrição e salve no seu computador. Junte a Ficha de Inscrição, o comprovante de depósito (valor da inscrição mais o valor do alojamento) e a autorização para menor (se for o caso) e anexe em seu e-mail. Encaminhe para o e-mail: contatofmo@gmail.com
  2. Fax: (14) 3302-3341
    Encaminhar a ficha de inscrição preenchida, (no computador) com o comprovante de depósito (da inscrição e do alojamento) constando o nome do inscrito e, se for o caso, a autorização para menores freqüentarem o alojamento.

SOLICITAR CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO E GUARDAR O COMPROVANTE PARA SUA SEGURANÇA. A inscrição será confirmada após a comprovação do pagamento.

Taxas:

  • Um curso: R$ 60,00 (sessenta reais)
  • Dois cursos: R$ 110,00 (cento e dez reais)
  • Três cursos: R$175,00 (cento e setenta e cinco reais)

*No curso de Prática de Coro Infantil não há taxa de inscrição.
*O aluno inscrito no Curso de Didática do Coro Infantil terá direito a participar como ouvinte no curso de Prática de Coro Infantil.

Para o preenchimento das vagas ofertadas, serão observados os dados e a ordem de chegada das fichas de inscrição (E-mail ou Fax). A desistência da inscrição fica sob total responsabilidade do candidato, e não será efetuada a devolução do pagamento. Quando o curso solicitado estiver com as vagas esgotadas, o aluno poderá optar por outro curso em que haja vaga. Não haverá devolução da taxa de inscrição. Efetuada a inscrição o aluno não poderá mudar o curso escolhido.

  • Os alunos matriculados na Escola Municipal de Música de Ourinhos (com frequência regular) terão 50% de desconto nas taxas de inscrição. É obrigatório constar na Ficha de Inscrição o carimbo da Escola Municipal de Música e a assinatura do Diretor da Escola, o aluno deve efetuar a sua inscrição na forma acima solicitada.
  • Para o curso Prática de Orquestra, será realizado teste para instrumentistas se o número de inscritos por instrumentos for maior do que o exigido pelo maestro. O aluno será encaminhado para outro curso de sua escolha, desde que haja vaga disponível.
  • Os participantes dos cursos de instrumentos deverão trazer estante de partitura, o Festival não fornece e nem empresta estantes.

Ficha de inscrição

Ler mais

VI Curso de Férias em Tatuí


Curso de Férias inscreve para 120 bolsas até 25 de junho

Aulas de 20 instrumentos, composição, regência e orquestração acontecem durante as férias de julho

Estão abertas até 25 de junho as inscrições ao VI Curso de Férias em Tatuí, evento realizado pelo Governo de São Paulo. O curso acontece de 11 a 24 de julho, sob coordenação do maestro Dario Sotelo, e oferece 120 bolsas para aulas de 120 instrumentos, composição, orquestração e regência.

O Curso de Férias para instrumentistas, compositores e regentes de bandas é uma das ações que compõem o Programa de Bandas do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura, intitulado Coreto Paulista, concebido e realizado pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí. Nesta ação, instrumentistas selecionados a partir de análise curricular e teste prático, oriundos de diversos estados brasileiros e de outros países, permanecem no município de Tatuí, sede do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, por duas semanas. Durante esse período, os bolsistas – que recebem alimentação e estadia - têm a oportunidade de integrar bandas sinfônicas e de participar de aulas práticas com pr ofessores de renome nacional e internacional, além de extensa atividade de música de câmara.

Para a edição deste ano, serão selecionados 120 bolsistas, sendo dois para flautim, oito para flauta, oito para oboé, um para corninglês, um para requinta, 12 para clarinete, dois para clarone, oito para fagote, um para saxofone soprano, quatro para saxofone alto, dois para saxofones tenor, um para saxofone barítono, oito para trompa, oito para trompete, oito para trombone, oito para bombardino, seis para tuba, nove para percussão, quatro para piano e quatro para harpa. São oferecidas, ainda, cinco vagas para regência, cinco para orquestração e cinco para composição.

As inscrições podem ser feitas até as 16 horas do dia 25 de junho. Para isso, é necessário acessar o regulamento e a ficha de inscrição no link www.coretopaulista.com.br/eventos/evento3/ ou retirá-los pessoalmente no Centro de Produção do Conservatório de Tatuí, à rua São Bento, 415. Depois de preenchidas, as fichas deverão ser entregues pessoalmente ou enviadas ao Conservatório de Tatuí, por meio de carta via sedex ou registrada postada até o dia 25 de junho, dirigida ao Coreto Paulista - VI Curso de Férias, acompanhadas de cópias de documentos, comprovante de depósito e CD (wav ou MP3) com repertório de nível técnico avançado (de boa qualidade sonora), no caso do candidato optar pela seleç&ati lde;o via áudio e não teste presencial.

Para a efetivação da inscrição será preciso, além do preenchimento correto da ficha de inscrição, o pagamento da taxa no valor de R$ 10, depositado a favor de Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí - Banco do Brasil - Agência: 6505-6 - C/C: 40.516-7.

O teste para os inscritos às aulas de instrumentos poderá ocorrer de duas formas: por meio de teste presencial ou por meio de envio de gravação. Os testes presenciais serão nos dias 3 e 4 de julho, no próprio Conservatório de Tatuí. Candidatos aos cursos de composição, orquestra e regência deverão obrigatoriamente efetuar o teste presencial.

A relação dos candidatos aprovados será divulgada no site do Coreto Paulista (www.coretopaulista.com.br) a partir do dia 06 de julho. Todos os candidatos aprovados serão contatados por telefone e/ou e-mail. Os bolsistas classificados para integrar o corpo discente do Coreto Paulista - VI Curso de Férias para Instrumentistas, Compositores e Regentes de Bandas em Tatuí deverão recolher a importância de R$ 20,00 (Vinte Reais), por meio de depósito identificado, em qualquer agência do Banco do Brasil a favor da “Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí”, agência 6505-6 C/C 40.516-7.


Professores

Integram o corpo docente VIC Curso de Férias:

Flauta - Edson Beltrami (Brasil)

Oboé - Isaac Duarte (Brasil / Suíça)

Clarinete - Jose Vicente Pla Climent (Espanha)

Fagote - Carlos Ocampo Chaves (Costa Rica)

Saxofone - Kenneth Radnofsky (Estados Unidos)

Trompa - Luis Murilo (Espanha)

Trompete - Mark Clodfelter (Estados Unidos)

Trombone - João Luis (Brasil)

Bombardino - Juan Munera (Espanha)

Tuba - Francisco José Yáñes Garrido (Espanha)

Percussão – A ser confirmado

Harpa - Talita Martins (Brasil)

Piano - Rebecca Wilt (Estados Unidos) e Míriam Braga (Brasil)

Regência - Alberto Roque (Portugal) e Mark Whitlock (Estados Unidos)

Composição - Luis Nani (Agentina)

Orquestração - Pablo Dell´Oca Sala (Argentina)


SERVIÇO

CORETO PAULISTA – CURSO DE FÉRIAS EM TATUÍ

11 a 24 de julho de 2010

Inscrições até 25 de junho

Taxa de inscrição: R$ 10,00

Informações: www.coretopaulista.com.br

/ www.conservatoriodetatui.org.br

F: (15) 3205-8444

Atendimento à imprensa: 15 32058464 / 15 96131922

Ler mais
 
Site Meter