Quinteto Latino Americano de Sopro da Paraíba




A OBRA DE CLÁUDIO SANTORO E GUERRA PEIXE
Quinteto Latino-Americano de Sopros da Paraíba



O projeto Sonora Brasil tem como principal vertente a formação de ouvintes musicais através da abordagem da história musical brasileira, apresentando aos espectadores artistas e pesquisadores que o mercado musical tradicional e o atual circuito dito ‘‘alternativo’’ não contempla.

Considerando a metodologia de desenvolvimento do projeto, estruturada na segmentação temática de seu conteúdo, neste ano de 2010 serão abordadas as várias vertentes composicionais, características marcantes, semelhanças e diferenças entre os compositores Cláudio Santoro e Guerra Peixe. Nesta primeira etapa receberemos o Quinteto Latino Americano de Sopro da Paraíba.


24/junho - às 20h
Teatro do SESC Arsenal
Entrada Franca




O Quinteto Latino Americano de Sopros é formado por professores do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e desde 1978 o grupo utiliza em seu repertório obras de diferentes estilos e épocas, incursionando na música popular e erudita, com atenção especial na divulgação de arranjos da música latino americana e de obras inéditas dos compositores nordestinos. O resultado do trabalho tem sido aclamado pela crítica e público, agradando as plateias mais exigentes. Em sua formação atual, o quinteto conta com Gustavo de Paco de Gea (flauta), João Johnson dos Anjos (oboé), Carlos Ribeiro (clarinete), Heleno Feitosa – Costinha - (fagote), e Cisneiro Andrade (trompa).

Em sua trajetória musical o quinteto já participou em gravações de CDs de compositores renomados, como Leandro de Carvalho, José Alberto Kaplan, Eli-Eri Moura, Dimas Sedícias, Sivuca e outros. Além da atuação camerística, o Quinteto Latino Americano também tem grande atividade acadêmica, participando de importantes festivais nacionais e internacionais, a exemplo do Sonora que já é a sua segunda participação, pois integrou os conjuntos musicais no primeiro ano do projeto (1998).




O projeto SONORA BRASIL – Formação de Ouvintes Musicais é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil.

Em sua 13ª edição o projeto apresenta como tema MÚSICA BRASILEIRA DO SÉCULO XX – A OBRA DE CLAUDIO SANTORO E GUERRA-PEIXE. Esses dois compositores cumpriram importante papel na estruturação das bases da música erudita contemporânea no Brasil a partir da relação que mantiveram com o Movimento Música Viva, que a partir de 1939 movimentou a cena musical do país sob a liderança de H. J. Koellreutter, com o objetivo de estudar e difundir o dodecafonismo, técnica de composição que naquela época representava a vanguarda musical na Europa.

Em quatro etapas o projeto apresenta quatro formações distintas que apresentarão a obra dos dois compositores em programas que buscam mostrar a evolução de suas obras, confrontando o período em que se dedicaram ao dodecafonismo com o período posterior, o nacionalismo, em que buscaram valorizar elementos da música genuinamente brasileira. Representando três estados do Brasil e o Distrito Federal, o Quarteto de Brasília (DF), o Quinteto Latino-Americano de Sopros (PB), o Quinteto Leão do Norte (PE) e o Conjunto GYN Câmera (GO), realizarão os concertos em mais de 90 cidades do país.

Cumprindo sua missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial, o SONORA BRASIL consolida-se como o maior projeto de circulação musical do Brasil. Em 2010 são 340 concertos, a maioria em cidades distantes dos grandes centros urbanos. A ação possibilita às populações o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira, e contribui de forma significativa para o conjunto de ações desenvolvidas pelo SESC com vistas à formação de platéia. Para os músicos, propicia uma experiência ímpar, colocando-os em condição privilegiada para a difusão de seus trabalhos e o consequente estímulo a suas carreiras.

O projeto SONORA BRASIL busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.


24/junho - às 20h
Teatro do SESC Arsenal
Entrada Franca
 
Site Meter