Música em Mato Grosso, que situação?

Não há o que se falar quanto a situação do músico em seu ambiente de trabalho. Imagine você
exercendo sua arte, sua profissão, e quando menos espera, passar do papel de mocinho à bandido em segundos. Essa é uma situação comum nos estados onde a Ordem dos Músicos atua. Uma instituição que deveria representar a classe, nada faz, simplesmente cobra anuidades e faz o músico passar por constrangimentos. Num instante você está no palco - no outro você está sendo tirado do palco por fiscais mal informados (e porque não dizer mal formados?) acompanhados por policiais. "E que fique claro, nem a corporação da polícia deve ter conhecimento disso."

Agora, a situação se reverteu. Porém é importante entender o que se passou até então.

A mobilização se iniciou em meados de 2008 em uma das reuniões do Forum Permanente de Cultura de Mato Grosso (um ano se passou até então!). A grande maioria dos presentes pertenciam ao segmento musical e isso possibilitou uma maior abrangência nas discussões que ocorreriam mais adiante na reunião segmental para a escolha dos representantes junto ao Conselho Municipal de Cultura de Cuiabá.


Nessa reunião foi proposto a criação do Forum Permanente de Música do Estado de Mato Grosso, a exemplo de muitos outros estados que já possuíam uma maior articulação social e política. Naquele momento o primeiro passo era a composição de uma comissão para a articulação junto aos representantes dos outros estados - para assim poder obter alguns apontamentos.

Depois de alguns dias já estavam reunidos músicos e agentes culturais interessados em alcançar novas metas. As reuniões do Forum Permanente de Música começaram e mesmo não tendo a participação da grande maioria, fundou bases fortes e iniciou o processo de levantamento das necessidades dos profissionais. O maior problema levantado sem dúvida fora o da arbitrariedade por parte da Ordem dos Músicos em Mato Grosso; em segundo o apoio financeiro aos artístas e compositores locais; a capacitação técnica entre outras.

No meio desse movimento e num momento mais que ideal surge a ASSIM - Associação Independente de Música, fundada por músicos e agentes culturais envolvidos nas reuniões do Forum Permanente de Música. Partindo dessa organização e graças a articulação entre o Instituto Jaguaritê e a ASSIM, a categoria dos músicos pode alcançar uma das metas: ter a liberdade de se expressar através da arte dos sons e assim manter-se na profissão a que escolhera.

Que fique claro, os músicos do Estado de Mato Grosso não foram os primeiros a conquistar essa vitória. Antes devemos ter consciência que demourou muito até os músicos se unirem e brigar por algo comum. Esse tem se mostrado o caminho!


"uma das metas agora é fazer todo o estado ter conhecimento dessa liminar, que permite o músico expressar-se artisticamente - ficando desobrigado a pagar a anuidade, bem como a obrigatoriedade de possuir o registro na (des)Ordem dos Músicos."
Ler mais
 
Site Meter