Para apaixonados por violão, Villa-Lobos e Brouwer

A professora Teresinha Prada trouxe-nos suas pérolas e luz do conhecimento

Suscitando o mestre Fernando Pessoa: “Ai que prazer não cumprir um dever. Ter um livro pra ler e não o fazer. Ler é maçada, estudar é nada.” Com todo respeito ao poeta lusitano. Mas como é delicioso o encanto da leitura. A sensação de obrigação satisfeita. Estudar aclara a mente e traz avanço ao espírito. Mesmo em tempos de preguiça náutica proporcionada pela Internet. Ler é uma dívida com a própria consciência, especialmente em casos como o livro recentemente lançado pela minha colega na UFMT. A Professora Doutora Teresinha Prada trouxe-nos suas pérolas e luz do conhecimento. Ela que já é nossa apreciada violonista publicou: “Violão: de Villa-Lobos a Leo Brouwer”. Este é o título de sua dissertação de mestrado em ‘musculosas’ 223 páginas. Mais de 140 textos e autores percorridos, estudados e mapeados.

Adorável seu senso metodológico. Isso demonstra que um trabalho acadêmico pode ser também leitura prazerosa, nem só para músicos iniciados. Em cinco capítulos a autora discorre com maestria sobre o contexto histórico latino americano e um paralelo étnico entre Cuba e Brasil. Curiosas passagens sobre a cultura musical em Havana antes e durante a ascensão ao poder de Fidel Castro. O compromisso estético da Pós Modernidade obteve freqüência. Sartre é lembrado quando a autora toca no tema do Marxismo e a obra de arte socialista. Nada mal em tempos de derrocada do ‘Capitalismo Digital’ perverso e desumano. A estratégia de exposição da doutora Prada abrange no segundo capítulo a trajetória do violão no Brasil e em Cuba. Do choro carioca até as ‘seguidillas’ dançadas na ilha caribenha. A genealogia da arte violonística e seus melhores intérpretes dos dois países são detalhados com requinte.

No terceiro capítulo iniciam-se as doces coincidências na vida de Villa-Lobos aproximando-o do compositor Leo Brouwer. Na juventude o brasileiro tocava ‘zarzuelas’ no Teatro Recreio ao violoncelo. Villa soube receber severas críticas de jornalistas autorizados de sua época. A ponto de ser chamado no Jornal O Comércio de “enfant terrible”. O texto aborda escrito do Maestro Alceo Bocchino que será homenageado nesta 3.ª Bienal de Música Contemporânea. Evento que demonstra a excelência do labor desenvolvido por seus dirigentes, pelo Instituto de Linguagens e o Departamento de Artes da UFMT. A seguir, para estudantes e aficionados do violão, a Profa. Teresinha analisa musicalmente algumas obras do mestre.

Estava eu já agora bem estimulado a conhecer a vida e obra do cubano Leo Brouwer. Esta é a proposta do capítulo quatro. Entre ‘tanguillos e farrucas’ o jovem Leo, assistia seu pai. Este de origem holandesa, tocar os Choros n.º 01 de Villa somente de ouvido, mas sem errar nada. Era sua herança musical. O rapaz, então com 18 anos freqüentava debates e dava palestras nas sociedades culturais cubanas. Brouwer tem acesso a estréias mundiais de obras dos compositores da elite vanguardista na música da época: Ligeti, Stockhausen, Penderecki e Xenakis. Prada volta a analisar obras, desta feita do cubano inspiradas na ‘conga’ e ‘rumba’ antilhana.

Nem me atrevo a adiantar o desfecho do livro feito no quinto capítulo e conclusão. Deixo que a curiosidade os mova até a livraria de vossas predileções da cidade. Somente faço um último registro. Teresinha Prada é uma autora de domínio acadêmico, versada na língua castelhana. O que por si só demonstra, além da escolha temática, seu compromisso com a Cultura Musical da América Latina, sem estrangeirismos. Portanto: nossos sinceros aplausos com distinção e louvor!

SERVIÇO: O que é? Livro: “Violão: de Villa-Lobos a Leo Brouwer” – Autora: Teresinha Prada – Onde? http://www.terceiramargemeditora.com.br


Ney Arruda
Especial para o Diário de Cuiabá

*Ney Arruda é professor universitário, doutorando pela Universidad de Burgos (Espanha), advogado, violinista cuiabano e colabora com o DC Ilustrado, (neyarruda@gmail.com)
Ler mais

Orquestra de Câmara em 2008

Orquestra de Câmara do Departamento de Artes da UFMT - OCDA



Criada em setembro de 2003 pela maestrina e professora Flávia Vieira, a OCDA tem contribuído decisivamente para o crescimento do movimento musical em Mato Grosso, não só na formação de jovens instrumentistas e regentes, mas também buscando oferecer ao público um repertório consistente e diferenciado. Mantida pelo Departamento de Artes da UFMT, com o apoio da Pró-reitoria de extensão “Pró-Vivas”, a orquestra é formada por cerca de 25 músicos, dentre alunos e professores do curso de música da Universidade Federal do Mato Grosso e membros da comunidade em geral. Desde 2007 sob a direção interina do professor, violinista e regente Anderson Rocha, a OCDA prossegue em sua linha original de atuação em mais uma edição da Bienal de Música Contemporânea de Mato Grosso.



Anderson Rocha – Diretor Musical e Regente

Mestre em violino pela Louisiana State University (EUA) e mestre em musicologia pela Universidade de São Paulo-USP, Anderson Rocha teve como professores Crunwald Costa, Cecília Guida, Cláudio Cruz, Paulo Bosísio, Alexandre Brosilowsky e James Alexander. Em 1992, juntamente com o violonista Ricardo Marui, obteve o primeiro prêmio em música de câmara no III Concurso Nacional Souza Lima, em São Paulo, atuando a partir de então em importantes salas de concerto do País, em gravações para a Radio e TV Cultura e CDs pelo selo Paulus.

Anderson Rocha tem participado de várias formações sinfônicas e grupos de câmara tais como: Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra de Câmara da Unesp (SP), Mississippi Symphony Orchestra (EUA), Baton Rouge Symphony Orchestra (EUA), Duo Rocha-Marui e Quarteto Aureus (SP), além de festivais e cursos de aperfeiçoamento no Brasil e Espanha. De 2001 a 2002 foi professor na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás-UFG e violino spalla da Orquestra Sinfônica de Goiânia, sua cidade natal.

Atualmente integra o corpo docente do Departamento de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT respondendo pelas áreas de teoria, história da música e prática de conjunto.
Ler mais

Lançamento de Livro sobre Violão


VIOLÃO, de Villa-Lobos a Leo Brouwer é o título do livro lançado pela professora Dra. Teresinha Prada.

“A autora nos apresenta uma significativa investigação referente à música dos dois principais compositores para o violão no século XX: Villa-Lobos e Leo Brouwer. Inédita em livro específico, essa pesquisa nos mostra que a tradição violonística em termos de técnica, recursos expressivos e composicionais absorveram novos elementos a partir de fontes elementares praticadas desde o início do século XIX, aliadas às estéticas de cada compositor a partir de sua própria base de apoio e formação cultural e musical.”

G. Antunes


Teresinha Prada possui Bacharelado em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1993), Mestrado em Programa de Integração da América Latina - PROLAM - pela Universidade de São Paulo (2001) na Linha de Pesquisa em Produção Artística e Crítica Cultural e Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2006) na Linha de Pesquisa em História da Cultura. Integra o Centro de Pesquisas em Música e Mídia - Musimid (USP/CNPq/Fapesp), o Núcleo de Estudos do Contemporâneo - NEC (UFMT/CNPq) e a Sociedade Científica de Estudos da Arte - CESA (USP/CNPq). É professora no curso de Música do Departamento de Artes e do Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: violão e música contemporânea.
Ler mais

Informativo CAMUS 2008

O Centro Acadêmico é uma instituição criada para representar os alunos de um curso ou uma faculdade. Seus integrantes são eleitos para defender os direitos e o interesse dos alunos dentro da instituição. O C.A. é mantido com repasse da arrecadação de eventos, contribuição dos próprios alunos e parcerias públicas e ou privadas. Todas as ações de trabalhos realizados no CAMUS são independentes de crença, religião e partido político. Todos os membros são voluntários e não recebem qualquer tipo de remuneração.

É ENTIDADE LIVRE E INDEPENDENTE, CONSTITUIDO POR ALUNOS REGULARMENTE MATRICULADOS E INTERESSADOS EM DEFENDER AS CAUSAS E REINVINDICAÇÕES DO CORPO DISCENTE, SEJAM ELAS INDIVIDUAIS OU COLETIVAS - RELACIONADAS À GESTÃO, PATRIMONIO MATERIAL, ESPAÇO FÍSICO, DISCIPLINAS, REPRESENTATIVIDADE DISCENTE JUNTO AOS ÓRGÃOS INTERNOS DA UNIVERSIDADE.

É COMPOSTO POR TRÊS INSTÂNCIAS:

ASSEMBLÉIA GERAL: ÓRGÃO MÁXIMO DELIBERATIVO, CONSTITUÍDA POR TODOS OS ALUNOS DO CURSO.

DIRETORIA EXECUTIVA: CONSTITUÍDA POR ALUNOS ELEITOS REPRESENTANTES QUE ATUAM NA DIRETORIA DE GESTÃO DO CAMUS

COMISSÃO DE REPRESENTANTES DE TURMA (CRT): CONSTITUÍDA PELOS REPRESENTANTES DE CADA SEMESTRE, ATRIBUIDOS DE ANALISAR E INFORMAR SITUAÇÕES PROBLEMAS AO CAMUS, ESTE POR SUA VEZ SE ARTICULA COM OUTRAS INSTANCIAS, COMO COLEGIADO DE DEPARTAMENTO, DE CURSO E CONGREGAÇÃO DO INSTITUTO DE LINGUAGENS.

É VALIDO LEMBRAR QUE EM MARÇO DE 2009 TERMINA O MANDATO DA ATUAL GESTÃO DO CAMUS. DEVEMOS VISLUMBRAR AS NECESSIDADES DOS DISCENTES (E AS NOSSAS TAMBÉM) E NOS PRONTIFICARMOS A ASSUMIR POSTURAS MAIS ENÉRGICAS, POIS PODEMOS PERDER TUDO QUE CONQUISTAMOS ATÉ O MOMENTO.

DEPOIS DE MUITOS ANOS, TEMOS FINALMENTE NOSSA SEDE, COM UMA LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA E DE FÁCIL ACESSO; RECEBEMOS DA DIRETORIA DO INSTITUTO A SALA EQUIPADA COM COMPUTADOR, MESA, VENTILADOR E CADEIRAS.

RECEBEMOS ALGUMAS DOAÇÕES, MAS POUCOS COLEGAS SE PRONTIFICARAM A AJUDAR.

É IMPORTANTE LEMBRARMOS QUE A SEDE É UM ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA ACADÊMICA E DE GESTÃO DA DIRETORIA. PORTANTO NÓS DEVEMOS ORGANIZÁ-LO DA MELHOR MANEIRA, COM BASTANTE CONFORTO E FUNCIONALIDADE.

POR INCRÍVEL QUE POSSA PARECER, A ATUAL GESTÃO PARTIU DO ZERO; DO ANTIGO CAMUS RESTARAM APENAS LEMBRANÇAS... COM TODA CERTEZA MUITOS LUTARAM PARA ESTABILIZAR ESSA ENTIDADE... MAS RESTOU A NÓS CONTINUARMOS A BATALHA.

SOLICITAMOS EM CONJUNTO COM O CENTRO ACADÊMICOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL (CACOS) E O CENTRO ACADÊMICO DE LETRAS (CALET) APARELHOS CONDICIONADORES DE AR PARA AS REFERIDAS SEDES. ESTAMOS AGUARDANDO!!!

O ESTATUTO DO CAMUS PASSA POR UMA REFORMULAÇÃO E EM BREVE ESTAREMOS CONVOCANDO UMA ASSEMBLÉIA PARA DISCUSSÃO DA NOVA REDAÇÃO.
Ler mais

Auxílio Evento

O auxílio evento é um dos programas de assistência estudantil da UFMT. Ele dá suporte aos estudantes para que possam apresentar trabalho em eventos científicos em qualquer região do Brasil. O valor disponibilizado é o referente a passagem de ônibus, de ida e volta, ao local do evento. Para que a Universidade possa disponibilizar esse benefício é necessário que o aluno interessado faça uma solicitação na PROCEV (Pró-Reitoria de Cultura Extensão e Vivência) com os seguintes documentos:

*Carta de aceite

*Histórico escolar

*Resumo do trabalho

*Planilha

*Cópia de apresentação de trabalhos em outro eventos

*Aval do centro acadêmico e da coordenação de ensino

*Após a viagem o aluno deve apresentar relatório e prestação de contas a CARE (coordenação de articulação co estudantes).

Para a solicitação de auxílio evento existe o seguinte calendário:

Realização do Evento

Período de solicitação

Janeiro, fevereiro, março e abril

01 a 30 de novembro do ano anterior

Maio, junho, julho e agosto

01 a 31 de março do mesmo ano

Setembro, outubro, novembro e dezembro

15 de junho a 31 de julho do mesmo ano

Ler mais
 
Site Meter